Luciano vê manobra política de deputados petistas

Luciano Pimentel: manobra de petistas (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O ex-superintendente da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Luciano Pimentel, rompeu o silêncio e falou sobre o episódio que culminou com a exoneração dele do cargo no Estado. Para o bancário, a exoneração é fruto de uma manobra política articulada pelos deputados petistas Rogério Carvalho [federal, presidente do Partido dos Trabalhadores em Sergipe] e João Somariva Daniel [estadual], uma das lideranças do Movimento Sem Terra no Estado.

Na ótica de Pimentel, a articulação dos dois deputados petistas tinha o objetivo claro de desestabilizá-lo. “É uma questão eminentemente política”, considerou. “Estou com a consciência tranquila, na certeza do dever cumprido com ética, apenas lamento que usem a questão política para mudar a trajetória que tive, sempre pautada nos princípios éticos e morais”, observou.

Luciano Pimentel lamenta as consequências, mas garante que deixa excelentes resultados para a Caixa Econômica Federal, destacando a premiação que ele e outros cinco servidores da Caixa no Estado foram contemplados neste início de ano em decorrência dos resultados positivos do último quadrimestre de 2013 observados na instituição financeira no âmbito do Estado de Sergipe. A equipe foi contemplada com uma viagem à Itália, e este, segundo Pimentel, não seria a primeira premiação decorrente da atuação frente à superintendência nos últimos cinco anos.

Luciano Pimentel não faz avaliações políticas, evitou opinar sobre os respingos que a exoneração poderá produzir na aliança do PSB com o Partido dos Trabalhadores, com vistas as eleições que ocorrerão em outubro em nível nacional e revela que as considerações partidárias são restritas ao senador Antonio Carlos Valadares, presidente do PSB, partido do qual é filiado. O senador já demonstrou indignação da medida por meio das redes sociais.

Luciano Pimentel entrou de férias e não sabe qual destino escolherá na instituição financeira da qual é funcionário de carreira, concursado, há 32 anos. Ele foi substituído por Anacleto Grosbelli, requisitado do Estado do Acre. O novo superintendente assumiu o cargo nesta segunda-feira, 6.

De Brasília, a diretoria da Caixa Econômica justificou a mudança em nota oficial, informando apenas que ocorreram algumas alterações nas unidades da instituição financeira no país e que a substituição do superintendente em Sergipe seria parte de “um processo interno do banco”.

Denúncias

Procurado pelo Portal Infonet, o deputado estadual João Somariva Daniel manteve a postura ratificando as denúncias que fez no mês passado no plenário da Assembleia Legislativa, informando que o ex-superintendente da Caixa em Sergipe utilizava o cargo com fins eleitoreiros. “Não tem nada a ver com a política, foi uma denúncia baseada nas reivindicações dos movimentos sociais, que não eram atendidos porque Luciano Pimentel estava usando o cargo para um projeto pessoal e isto não pode. Este é o problema: não se pode usar a estrutura e os projetos [da Caixa] em benefício próprio”, enalteceu o parlamentar.

O deputado federal Rogério Carvalho, presidente do PT em Sergipe, afirma através de nota, que a executiva do Partido dos Trabalhadores em Sergipe (PT/SE) juntamente com as bancadas Parlamentos Federal e Estadual já solicitou ao presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) a divulgação dos reais motivos da substituição do Dr. Luciano Pimentel da Superintendência do órgão.

A nota diz que é do conhecimento de todos que deputados que compõem a base de apoio e de oposição ao governo do Estado, manifestaram no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe, da Câmara Federal e nos meios de comunicação e redes sociais, suas insatisfações com a condução operacional da Caixa Econômica em relação ao Programa Nacional de Habitação Rural no Estado de Sergipe.

Apesar das insatisfações, Rogério Carvalho esclarece, através da nota, que em nenhum momento, ele e nenhum membro da executiva estadual mantiveram contato com a ministra Idely Salvatti e com nenhum dirigente da CEF, para tratar sobre substituição de nenhum dirigente deste órgão em Sergipe.

Por Cássia Santana

A matéria foi alterada às 20h27 para acréscimo de nota enviada pela executiva do PT.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais