|
Servidores lutam por rejsute salraila e plano de cargos e carreira (Fotos: Arquivo Infonet) |
Em ano eleitoral, período em que se torna mais difícil as negociações, servidores de algumas categorias do estado e município continuam na luta pelo cumprimento dos Planos de Cargos e Salários. Servidores da saúde, educação e demais áreas já realizaram inúmeras manifestações e paralisações no intuito de alcançar o reajuste salarial.
O vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), Carlos Spina, lembra que o plano de cargos e carreira da classe médica foi solicitado desde 2007, mas que até o momento não houve o cumprimento. O sindicato tem pauta de negociação salarial única para todos os servidores seja Municipal, Privada e Estadual.
“O salário preconizado pela Federação Nacional dos Médicos (FENAN) é de R$10.800 por mês, por 20 horas semanais trabalhadas. Nós estamos solicitados o plano de cargo, carreira e vencimento, já prometido desde 2007 e que não foi cumprido pelo estado. Além dos reajustes salariais para 2014 que a princípio continua o salário base da FENAN”, explica.
Servidores
|
Médicos em ato |
Os servidores estaduais, representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais (Sintrase), luta pela implementação do Plano de Cargos e Carreira (PCCR) e Salário mínimo de R$ 622. No último dia 2 de fevereiro a categoria foi recebida na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) onde se reuniu com o secretário João Augusto Gama. Que segundo informou a assessoria de comunicação, na oportunidade esclareceu que o Estado continua atento às demandas da categoria.
Professores
Os professores do estado também continuam na luta pelo reajuste salarial. A categoria passou a ter direito ao piso salarial nacional dos profissionais do magistério, os professores da rede estadual de Sergipe, não receberam o reajuste de 2012, ano em que o reajuste do piso foi estabelecido em 22,22%. Desde então o SINTESE vem lutando para que os professores recebam este passivo trabalhista.
Na próxima quinta-feira, dia 27, o governador do estado, Jackson Barreto, irá receber o SINTESE em audiência para tratar sobre o reajuste do piso salarial do magistério para 2014, estabelecido em 8,32%, e sobre o pagamento do retroativo de 22,22%, referente ao ano de 2012.
“A nossa pauta ela está no pagamento do piso salarial de 2014 que é de 8,32% e o percentual de 2012 que não foi pago até o momento que é de 22,22%. Na próxima quinta-feira, 27, ás 10h, teremos uma audiência com o governador. A categoria está ansiosa, pois o governo ficou de nos resolver para discutir a situação e marcou essa audiência e esperamos que seja positiva. Dia 11 de março teremos uma nova assembléia no Instituo Histórico De Sergipe”, comunica.
Seplag
De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Planejamento, está sendo elaborado um plano de reestruturação de plano de cargos.
Por Eliene Andrade