Eliane Aquino diz em coletiva ter sido triturada

Eliane Aquino durante a coletiva de imprensa (Fotos: Portal Infonet)

“Fui triturada e para mim companheirismo não é isso. Retirei meu nome da disputa pelos meus filhos, pela minha verdade. Eu sou da paz e a única coisa que eu peço é que me respeitem”, o desabafo foi feito na manhã desta quinta-feira, 6, durante coletiva de imprensa no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), pela secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino.

Na ocasião, ela distribuiu aos jornalistas e radialistas, cópia de um documento encaminhado pela Secretaria Nacional de Organização do Partido dos Trabalhadores, assinada por André Oliveira, comprovando a sua filiação ao PT no dia 07 de julho de 1999 no Distrito Federal, onde estava apta a votar no Processo de Eleições Diretas (PED) 2001.

“Eu precisava mostrar a população sergipana que não fraudei nada. Eu me filiei ao Partido dos Trabalhadores no dia 07 de julho de 1999 e quero passar para vocês, a comprovação de que o tempo inteiro eu falei a verdade. Sou da paz, não quero esse ódio para a minha vida”, destaca.

Secretária lê documento da Secretaria Nacional do PT comprovando filiação

De acordo com a ex-primeira dama, de uma hora pra outra, virou militante social e não petista. “Meu partido sempre foi o PT. A minha verdade é que sou filiada ao PT. Ninguém vai me tirar isso nunca. Podem dizer o que quiserem. Sempre acreditei na politica como arte da transformação. Sempre acreditei na política para entrar e fazer o bem. Eu vim de uma escola que se chama Marcelo Déda. Ele sabia apaziguar a situação porque o projeto social era muito maior do que os projetos pessoais. Não tenho interesse nenhum em me promover. Passei 13 anos dentro do poder, mas nunca fui uma dondoca. Nunca usei o poder para me promover", enfatiza.

Desrespeito

Demonstrando estar decepcionada com o presidente do PT de Sergipe, o deputado Federal Rogério Carvalho e com a vice-presidente, a deputada estadual Ana Lúcia Menezes, Eliane Aquino disse que a única coisa que pede é que a respeitem.

"Soube que tinha 15 dias para regularizar a situação, pela imprensa", diz

“Desde o começo, eu fui tratada com o maior desrespeito. Sou filiada ao PT. Sempre disse que eu tinha a certeza disso. Todo mundo sabe que não fui eu quem trouxe o debate sobre pré-candidatura ao Senado e meu nome não está mais à disposição do partido. Agora por que tanto medo de que eu esteja dentro do processo?", indaga.

Indagada pelo Portal Infonet se o medo já demonstrado pela direção estadual do PT para que a candidatura de Eliane Aquino ao Senado, fosse adiante, não a fortaleceria para continuar na disputa, ela foi enfática. “Não quero essa disputa interna. Mesmo com a comprovação de minha filiação, não estou recolocando meu nome para a disputa interna pela indicação ao Senado. Não tem sentido porque meu nome está desagregando mais do que unindo. Tive uma conversa com Rogério e com Ana Lúcia e eles disseram que uma candidatura minha não representa o consenso dentro do PT. Agora minha relação com eles é igual a um cristal quebrado. Companheirismo é ter respeito. Não tem como separar política da vida pessoal. Meus valores são os mesmos dentro e fora do partido por isso retirei meu nome da disputa”, diz.

Documento

Militantes do partido e amigos de Eliane participaram da coletiva

No documento, o representante da Sorg Nacional, André Oliveira,  explica que o XII Encontro Nacional do PT, determinou a realização de um recadastramento nacional de filiados.

“Foram considerados automaticamente recadastrados os filiados que participam do Processo de Eleições Diretas e aqueles que já efetuaram o recadastramento através do formulário da Carteira Nacional de Filiação até outubro de 2002. O Diretório Estadual do DF não encaminhou tempestivamente a documentação relativa ao recadastramento, o que impediu que Eliane concluísse a transferência de sua filiação para Aracaju. Considerando que Eliane Aquino Custódio foi prejudicada pelo extravio de documentos no Diretório Estadual do Distrito Federal, a Comissão Executiva Estadual de Sergipe deveria ter procurado regularizar a situação cadastral de Eliane. Ao contrário, a Comissão Executiva de Sergipe decidiu excluir o registro da filiada da justiça eleitoral, quando o bom senso indica que Eliane, ex-primeira dama e secretária de Estado, é comprovadamente militante do Partido dos Trabalhadores, ainda que existiam pendências burocráticas das quais ela se quer é responsável”.

“E eu só soube que tinha 15 dias para provar a minha filiação, pela imprensa. Na verdade, me desqualificaram, coloquei meu nome a disposição do partido, se o partido achava que eu podia contribuir. Eu retirei meu nome da disputa, mas tenho muito o que fazer, vou continuar no Estado, na militância política, trabalhando junto com Jackson Barreto”, finaliza Eliane Aquino.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais