Rogério discursa e defende a aprovação da Carnalita

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

O presidente do PT em Sergipe e Deputado Federal Rogério Carvalho, defendeu, em discurso na câmara, a exploração da jazida de Carnalita em Sergipe pela Companhia Vale, que com investimento de R$ 4 bilhões, apenas na primeira etapa do empreendimento, capacitará o Brasil a ser um dos principais produtores mundiais de fertilizantes.

“Não estou falando de simples retirada de matéria-prima, mas de processamento e beneficiamento que agrega valor ao produto, transformando-o. Logo, para além de algumas outras empresas e empreendimentos que poderiam existir com base apenas na exploração da jazida, teremos uma amplitude econômica muito maior. E o ganho social é formidável: gerará 4 mil empregos diretos e 10 mil indiretos na fase de construção, e 1 mil empregos diretos e 2.750 indiretos na fase de operação”, afirmou.

No discurso Rogério relembrou a série de negociações que as cidades de Japaratuba e Capela fizeram, através de seus prefeitos, em conjunto com o governador Jackson Barreto. E disse aos colegas: “Ocorre que no último dia 10 de março a Companhia Vale adiou para o dia 30 de março o prazo para uma decisão sobre o projeto de exploração de potássio em Sergipe. Jornais de circulação nacional afirmam que a principal causa do adiamento seria pendências na disputa entre os municípios de Capela e Japaratuba sobre a cobrança de impostos e pelos investimentos com o projeto”.

Por fim, fez um apelo aos deputados sergipanos: “Senhoras e senhores Deputados, creio que o adiamento revela apenas uma preocupação da empresa em ter aprovado na Assembléia Legislativa de Sergipe o projeto de lei que define critérios de distribuição do Valor Adicionado Fiscal (VAF), gerado pela extração, industrialização e comercialização dos produtos decorrentes do minério carnalita. Conhecedor que sou do espírito público da nossa Assembléia Legislativa, eu sei que rapidamente o projeto será apreciado e aperfeiçoado, se for o caso, por aquele Parlamento. Todos acompanharam as discussões em relação ao projeto Carnalita e sabem que se trata de um projeto de consenso entre os municípios envolvidos”.

Por fim, conclamou o petista: “O pedido do povo sergipano e brasileiro é que o projeto seja pautado o mais breve possível, porque nenhum passo será dado em relação ao empreendimento, sem antes haver a autorização da Assembleia Legislativa. Creio que a Vale considera como uma espécie de “marco legal”, trazendo segurança jurídica aos investimentos a aprovação da matéria”, concluiu.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais