|
Betinho: "Em Sergipe falta gestão, falta Governo" (Fotos: Portal Infonet) |
O Portal Infonet dá início às entrevistas com os candidatos ao Governo de Sergipe nas eleições de 5 de Outubro de 2014. O primeiro entrevistado é Alberto dos Santos [as entrevistas serão por ordem alfabética], estudante de Direito da Universidade Tiradentes (UNIT) e como ele fez questão de afirmar: “ Formado pela maior faculdade do mundo”. Betinho como é conhecido [e registrou no Tribunal Regional Eleitoral -TRE/SE], defende o vale-estudante numa parceria entre a SMTT e o Governo do Estado, a matrícula de filhos dos políticos em escola pública, a unificação das Polícias Civil e Militar, além do fim da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
Algumas propostas do candidato para cinco áreas primordiais:
Vídeo [Manoela Veloso Passos]
Acompanhe a entrevista com perguntas do Portal Infonet e outras enviadas pelos internautas:
Portal Infonet – De que maneira os estudantes sergipanos poderiam ser beneficiados com o vale-estudante [já existente na capital]?
Betinho – Sem prejudicar os empresários, criaremos um subsídio para que as empresas não sejam sacrificadas e nem os estudantes. Poderia diminuir os impostos, por exemplo, a SMTT cobra 5% do faturamento das empresas e o Estado também poderia subsidiar para a criação do vale-estudante, uma coisa que realmente fosse séria, diminuindo os problemas para os estudantes que não têm condições de pagar a tarifa integral.
|
Candidato já foi veraedor e suplente de deputado federal |
Infonet – A violência vem crescendo a passos largos no Estado de Sergipe, o que o Sr. fará caso sejo eleito para barrar?
Betinho – Infelizmente Sergipe é o 6º Estado mais violento do Brasil. Para combater a violência o governador tem que dar estrutura e condições. Em Sergipe, falta gestão, falta Governo. É preciso unificar as polícias, existe uma distorção muito grande entre a Polícia Civil e a Polícia Militar. Tem policial que ganha cinco, seis mil, tem policial que ganha menos ainda. Não conseguiram até hoje unificar. E a Polícia Militar precisa ir pras ruas, dar segurança para o nosso Estado, mas pra isso tem que aumentar o efetivo. Nós estamos vendo recentemente um concurso em que está entrando na Polícia Militar, seiscentas policiais. Só que até dezembro está saindo mais de 700 aposentados. O que é que entrou na polícia, nada. Muito pelo contrário, saiu mais do que entrou. Precisa que as pessoas não façam jogo de cena, sejam verdadeiras, enfrentar. E para enfrentar tem que ter Governo, tem que ter pulso, tem que ter comando. E o que falta a Sergipe é comando.
Infonet – E a questão da Saúde?
Betinho – A saúde de Sergipe está ficando famosa nos noticiários do país com notícias ruins porque todo mundo cometeu erros. O saudoso Marcelo Déda quando se elegeu disse que ele mesmo seria o secretário da Saúde e, no entanto, a pessoa que ele delegou para cuidar da Saúde de Sergipe começou na administração dele. Quem não conhece o histórico, que implantou o caos na Saúde em Sergipe todo mundo sabe, pode inclusive agora querer implantar no Brasil.
Infonet – Quem seria essa pessoa?
Betinho – Precisa dar o nome? Não precisa. O grande responsável pelo caos na Saúde de Sergipe é o candidato ao Senado, Rogério Carvalho. Visite o Huse para você saber. À cada dia morrem 30 pessoas no Huse. A gente não sabe quem é mais vítima, se os pacientes ou os médicos, os enfermeiros. Não tem remédios, não tem macas, não tem leitos, não tem nada.
Infonet – Caso o Sr. seja eleito, vai acabar com a Fundação Hospitalar de Saúde?
Betinho – Com certeza. Isso é a maior aberração. Infelizmente isso é uma safadeza. Veja as licitações da Saúde. Eles poderiam fazer licitação anual, fazem de três em três meses porque é corrupção. Eles sabem, todo mundo sabe, deviam intervir. O doente que depende do remédio quando é do Plano de Saúde se precisa do medicamento à cada 90 dias, quando chega 60 dia, recebe. No Huse, eles esperam vencer e não entregam, fazem compra de emergência e as pessoas morrem. Isso é uma falta de vergonha, falta de respeito ao ser humano.
Infonet – E na Educação, qual a novidade?
Betinho – A Educação de Sergipe poderia ser modelo; é o menor Estado da Federação, com 75 municípios e 2 milhões e meio de habitantes. Uma nova Minas Gerais, com 853 municípios estava acabada e foi refeita em oito anos e por que aqui ninguém faz? A maioria dos governantes passa oito anos. Não existem escolas decentes, professores ganham mal, os próprios filhos dos professores não estudam aonde eles ensinam. Os filhos dos deputados, de governador, prefeito, desembargador, de todas as autoridades não estudam em colégio público. Se isso acontecesse, vocês iam ver um ensino decente. Pregam uma coisa e fazem outra. Vão para a Europa, para São Paulo, para o Rio de Janeiro.
Infonet – Já foi candidato a outros cargos?
Betinho – Sim, já fui vice-prefeito de São Cristóvão, vereador duas vezes, presidente da Câmara. Já fui suplente de deputado federal. Perdi uma eleição no Paraná por 332 votos para prefeito, quando era diretor de uma grande indústria. Só tem uma maneira de retribuir e ajudar as pessoas, através do cargo, fora disso você não consegue.
Infonet – O resultado da pesquisa do Ibope divulgada na última terça-feira, 12 em que o Sr. aparece com apenas 2% das intenções de votos, o assusta?
Betinho – Muito pelo contrário, me anima. Eu tenho certeza que quando o nosso programa estiver no ar, esse quadro muda totalmente, na hora que eu der a oportunidade de eu mostrar a minha franqueza, é que vão perceber quem está falando a verdade, quem está mentindo, fazendo firula.
Infonet – Tenho aqui uma pergunta feita pelo internauta Hermínio Coelho. O Sr. responde a inquérito ou processo criminal no STF ou em qualquer outro tribunal?
Betinho – Nada. Ficha limpa graças à Deus. E, no entanto, em Sergipe, tem candidato que tem mais de 250 processos e já foi deposto como corrupto quando prefeito em 1988. Quem foi o algoz, o aliado, Antônio Carlos Valadares e o então deputado Marcelo Déda, hoje, todos juntos. Isso envergonha qualquer cidadão sergipano, viaja para qualquer estado e o seu governador é considerado o número um em termo de processos. Há 40 anos são sempre os mesmos. O que mudou? Nada. Tá na hora de entrar alguém independente e não atrelado a política. Nem candidatos a deputados e a senadores eu tenho.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B