Juízes debatem necessidade de tropa federal em Sergipe

Reunião com juízes: requisição de tropas federais (Fotos: Ascom/TRE)

A possibilidade de envio de tropas federais para dar segurança às eleições que serão realizadas em outubro próximo foi debatida nesta sexta-feira, 22, entre juízes eleitorais e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Cesário Siqueira. Foram formulados pedidos para envio de tropas federais para os municípios de Pacatuba, Brejo Grande, Ilha das Flores, Boquim, Riachão do Dantas, Arauá, Pedrinhas, Canindé do São Francisco, Poço Redondo e Capela.

O pleito destes juízes ainda será analisado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral. O presidente Cesário Siqueira informou que agendou a reunião com os juízes das zonas eleitoral que englobam aqueles municípios justamente para ouvir a preocupação de cada magistrado quanto ao clima naquelas zonas eleitorais. Até o momento, a tranquilidade predomina, segundo o relato dos magistrados ao presidente Cesário Siqueira. “Até o momento não ocorreu problemas, mas não podemos contar com a sorte”, considerou o presidente do tribunal. “Tratei de colher impressões pessoais dos magistrados, mas ainda não formei juízo sobre o pleito porque algumas informações complementares ainda vão ser fornecidas”, complementou.

Presidente do TRE ouve explicações de juízes eleitorais

Independentemente da necessidade de requisição de tropas federais e do clima de tranquilidade que predomina em todo Estado de Sergipe, o TRE já adotou medidas para elaborar um plano para garantir a segurança durante as eleições. Um dos mais graves problemas está relacionado ao baixo número de policiais disponíveis.

Mesmo com esta dificuldade, segundo o presidente Cesário Siqueira, o plano de segurança está sendo elaborado de forma satisfatória entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e as polícias militar e federal. “Mas temos que nos prevenir e, se houver necessidade, disponibilizaremos a força federal”, considerou o presidente do TRE.

O juiz eleitoral Paulo Roberto Fonseca Barbosa, de Canindé do São Francisco, destacou que a tranquilidade está predominando, mas vê necessidade do envio de tropas federais para aquela área por se tratar de uma região marcada por conflitos em época de eleições. “Pedimos o envio de tropas federais por precaução. Sabemos a tranquilidade que o Exército passa para a população”, justificou.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais