Plebiscito deve contar com 200 mil votos em Sergipe

Votação teve início na manhã desta segunda-feira, 1º (Fotos: Portal Infonet)

A expectativa dos coordenadores do Plebiscito da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político em Sergipe, é de que cerca de 200 mil pessoas participem da votação com a finalidade de conseguir realizar uma reforma política. A informação foi passada na manhã desta segunda-feira, 1º, durante coletiva de imprensa na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A consulta pública acontece a partir de hoje até o próximo dia 7 de setembro em todo o país.

“A nossa meta é que haja a participação de 10 milhões de pessoas no Brasil e 200 mil em Sergipe, onde a votação será feita por meio de uma mil urnas espalhadas em todo o Estado. O objetivo é ouvir a população e contabilizar a indignação e a partir daí pressionar os governantes de uma forma geral, quanto às mudanças no sistema político, já que em junho do ano passado, a população foi às ruas com muitas críticas ao sistema e aos políticos”, explica Fábio Andrey Pimentel São Mateus, integrante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e um dos coordenadores do Plebiscito.

Fábio Andrey: "Parlamentro não representa a sociedade brasileira"

Fábio Andrey disse ainda que o Parlamento brasileiro não representa a sociedade. “A maior parte do Parlamento é formada por latifundiários, quando a maioria da população é de Sem Terras e agricultores familiares. A mesma coisa acontece com jovens, mulheres e negros, cujo número no Parlamento é reduzido. Com isso, a gente chega a conclusão que o Parlamento não representa a sociedade brasileira em sua diversidade e uma das grandes causas é o financiamento empresarial das campanhas. Só consegue se eleger quem tem muito dinheiro”, entende.

Resultado

O resultado do Plebiscito em Sergipe deve ser divulgado até o dia 12 de setembro e apesar de não ter valor legal, deverá ser levado à capital federal. “O Plebiscito tem a pressão popular e como aconteceu com a Alca, cujo Plebiscito conseguiu barrar, iremos até Brasília entregar o resultado ao Governo Federal”, completa Fábio Andrey.

Juliana Gabriele: "População pode votar em vários locais como sindicatos, igrejas, escolas"

Uma das urnas foi instalada na Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE)

A também coordenadora em Sergipe e representante da Marcha Mundial das Mulheres, Juliana Gabriele Alves da Silva, informou que em Aracaju as urnas estarão espalhadas em vários locais.

“As pessoas devem votar, respondendo a pergunta: Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?, marcando SIM ou Não. As urnas estão em muitos locais, a exemplo da Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes, CUT, Sindicatos como Sintese, Sindiprev, Sindipema; além de feiras, mercado central e igrejas. No interior, as urnas estarão em assentamentos e escolas”, enfatiza.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais