Jacivaldo é cego total precisa de um funcionário para auxiliá-lo nos supermercados (Fotos: Portal Infonet) |
Em prosseguimento ao Projeto Aracaju Acessível: Práticas Cidadãs de Acessibilidade, desenvolvido pelo vereador Lucas Aribé (PT) em Aracaju, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 17, uma ação no supermercado G. Barbosa do Shopping Riomar. Cegos da Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adesive), e surdo que estuda no Instituto Pedagógico de Apoio ao Surdo de Sergipe (IPAESE), foram acompanhados por representantes da Associação dos Supermercados de Sergipe (ASES) e por Lucas Aribé, no sentido de mostrar as dificuldades enfrentadas nos estabelecimentos.
“A maior dificuldade enfrentada pelos cegos totais em alguns supermercados de Aracaju é em virtude da falta de profissionais para nos guiar até o final das compras, mas fui informado aqui nessa ação pelos representantes da ASES, que isso está sendo solucionado”, ressalta o vice-presidente da Adesive, Jacivaldo Silva de Jesus, destacando a importância do Aracaju Acessível e acrescentando entender ser meramente impossível colocar os preços em braile.
Legislação indica a destinação de funcionários para ajudar as pessoas com deficiência |
Por meio do professor do Ipaese, Daniel Dertônio Rocha, o estudante Everton Oliveira, 18, conversou com o Portal Infonet. De acordo com ele, a maior dificuldade em descobrir o que os funcionários dos supermercados estão falando. “Eu sou surdo e não escuto nada mesmo do que falam por meio do sistema de som nos supermercados. É necessário a colocação de sistema luminoso e placas”, fala por meio de sinais.
ASES
De acordo o diretor da Associação dos Supermercados de Sergipe, Roberto de Souza Orrico, enfatizou a importância da ação lembrando que em seguida, as discussões serão levadas a um fórum.
“A ASES está apoiando esse projeto por ser uma oportunidade para facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência a exemplo de cegos e surdos. Após essa ação, vamos promover fóruns de debates com a finalidade de discutir formas de melhorar a acessibilidade nos supermercados”, ressalta Roberto Orrico.
Estudante do Ipases, Everton Oliveira é auxiliado durante a ação para embalar as frutas
|
Para o idealizador do projeto, o vereador Lucas Aribé, “essa ação é de suma importância para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência nos supermercados e por isso é bacana trazer cegos e surdos até os estabelecimentos, para que possamos mostrar as dificuldades enfrentadas”.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B