Famílias da Cabrita temem que ocorra uma guerra civil

Local do despejo (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Depois do cumprimento de decisão judicial pelo despejo das famílias do povoado Cabrita, no município de São Cristovão, a propriedade do imóvel ainda é questionada. Os moradores despejados acreditam que o direito à propriedade sobre o imóvel do qual foram despejados é da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e aguardam a decisão em ação judicial já movida pela Deso.

Apesar de não ter tido sucesso em ação já movida com o intuito de delimitar a propriedade de áreas próximas à área de conflito, a Companhia de Saneamento está realizando estudos técnicos capazes de “precisar efetivamente onde termina o direito de propriedade da Deso e onde se inicia o direito de propriedade dos vizinhos”, conforme explica o advogado André Oliveira, da assessoria jurídica da Companhia de Saneamento de Sergipe.

O governador Jackson Barreto está aguardando a decisão destes estudos para identificar o que o Estado poderá fazer para devolver as terras às famílias despejadas. “O Deso está analisando a quem pertence aquela área e o Estado fará o que puder fazer”, ressaltou o governador, em conversa com o Portal Infonet. “Me preocupa muito a questão social. É uma questão que eu não gostaria que acontecesse na minha gestão”, ressaltou.

Jadiel: medo de uma guerra civil

Guerra Civil

Enquanto isso, os moradores permanecem acampados à margem da rodovia João Bebe Água, que liga Aracaju ao município de São Cristovão. O clima continua tenso, os moradores estão aflitos, temendo um conflito com os seguranças do ex-deputado Bosco Teles que ganhou a ação de reintegração de posse na condição de proprietário da área em questão.

“Estamos aqui aguardando uma decisão da justiça e ninguém vai sair enquanto não tiver uma solução”, revela o agricultor Jadiel Santos. “Eles derrubaram nossas casas, destruíram toda a plantação e agora estão desmatando tudo, é um crime o que estão fazendo”, destacou o agricultor. “Tem gente armada aqui, dando tiro. Tô vendo a hora de acontecer uma miséria, uma situação triste. Nunca vi um negócio desses. Vai acontecer uma guerra civil a qualquer momento”, prevê o agricultor.

Deputado

A assessoria do deputado estadual João Daniel (PT), que está fazendo interlocução com o Governo do Estado para encontrar uma solução para aquelas famílias, não tem dúvida que a área pertence ao Deso. Os mapas, segundo a assessoria, já foram encaminhados para que sejam analisados pela assessoria da Companhia de Saneamento.

O Portal Infonet tentou falar novamente com o ex-deputado Bosco Teles, mas não obteve êxito. Em uma das entrevistas que concedeu ao Portal Infonet, Teles deixou claro o interesse de vender a propriedade. O Portal Infonet permanece à disposição do ex-parlamentar. Informações devem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais