Jackson propõe que Estados Unidos e China invistam em SE

Cônsules das duas maiores potências econômicas do mundo se reuniram na manhã desta quinta, 4, com o governador (Foto: ASN)

O governador Jackson Barreto recebeu na manhã desta quinta-feira, 4, os cônsules geral dos Estados Unidos da América para o Nordeste, Richard Reiter, e da China para o Nordeste, Wang Xian, em audiências individuais no Palácio dos Despachos. As visitas dos representantes no Nordeste das duas maiores potências econômicas mundiais refletem o momento privilegiado por qual passa Sergipe, que constantemente vem se destacando no cenário do desenvolvimento econômico e social nacional, chamando atenção, também, de outros países que começam a ver no estado um destino sólido e promissor para se conhecer e investir.

O governador informou que o principal objetivo das visitas foi estreitar as relações de amizade, cooperação e comerciais entre Sergipe e as duas grandes potências. “Ao recebermos as visitas destas duas grandes potências, observamos a importância do nosso estado, o quanto ele tem chamado atenção e despertado o interesse de investidores, de empresários, não apenas do Brasil, mas também do mundo. Eles se mostraram encantados com Aracaju, com a organização da cidade, com a forma de trabalhar do Estado e obtiveram as informações sobre este círculo virtuoso que Sergipe vivencia, com a chegada de novos empreendimentos e novas indústrias. O Estado está aberto a apoiá-los, afinal de contas, trazer empresas dos Estados Unidos ou da China para Sergipe é gerar empregos para nossa gente, e trazer desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida do povo sergipano”.

Jackson enumerou os fatores que tem levado investidores nacionais e estrangeiros a optarem por Sergipe para fazerem negócios ou instalar novas empresas. Para o governador, os indicadores sociais e as taxas de geração de emprego, que estão entre os melhores do Nordeste, favorecem a escolha por Sergipe. Juntam-se a isso, a diversidade de recursos naturais, tais como água, petróleo, calcário e potássio, este evidenciado pelo Projeto Carnalita; o posicionamento geográfico privilegiado do estado, localizado entre dois grandes mercados consumidores – Bahia e Pernambuco; infraestrutura que atende as necessidades da região, a exemplo dos investimentos feitos em novas rodovias e o potencial do porto sergipano com expectativa de ser ampliado; diversificação de fontes de energias, uma vez que o estado conta com fontes tradicionais (petróleo, gás natural, hídrica) e alternativas como a energia eólica e da biomassa.

“Além disso, investimos em educação e qualificação, seja através de ações em parceria com o governo federal para qualificar a mão de obra local, seja investido em escolas profissionalizantes, que estamos implantando em regiões estratégicas, considerando a vocação de cada território e a demanda do mercado local. Somos um estado parceiro e acolhedor. Procuramos agilizar os trâmites legais para a instalação de novas empresas. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento tem todo um cuidado de assessorar os novos investidores, agilizar a parte burocrática, acompanhar o processo de instalação desses empreendimentos que irão gerar mais emprego para nossa gente”, disse Jackson.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Carlos Augusto Franco, acrescentou que a dedicação nas relações com os investidores e a eficiências de órgãos coma a Junta Comercial de Sergipe e a seriedade do Sistema Judiciário no estado, contam na hora da escolha de Sergipe como destino de investimentos.

Imagem positiva

Os representantes dos Estados Unidos e da China se mostraram encantados com as belezas, potencialidades e organização de Sergipe e pelo tratamento dado aos investidores estrangeiros. “Eu quis conhecer o governador, parabenizá-lo pela vitória nas eleições, entender qual a visão do Governo para os próximos quatro anos e saber como podemos colaborar. Foi uma conversa muito franca, aberta e iremos continuar neste diálogo. O americano quando pensa em Brasil, visualiza logo o Rio, São Paulo, mas Sergipe e o Nordeste têm crescido muito, e podemos colaborar. Os americanos são, principalmente, comerciantes e estamos abertos ao comércio bilateral. Vamos estudar o que podemos fazer pelo estado”, relatou o cônsul geral dos Estados Unidos para o Nordeste, Richard Reiter.

Cordialmente, o cônsul da China para o Nordeste,  Wang Xian ,se comprometeu a explicar as qualidades de Sergipe para os investidores do seu país e aconselhou o estado a investir no turismo voltado ao público chinês. “ Vou explicar aos chineses essa atitude do Estado ao receber os investimentos estrangeiros. Sergipe e o Nordeste têm apresentado um crescimento superior em relação ao país e precisamos estreitar a relação econômica entre o Nordeste e a China. Embora pequena, a cidade de vocês é bonita, limpa. Penso que os chineses não sabem disso e precisam conhecer Sergipe é um local que vale a pena visitar, vamos atrair os turistas chineses”, sugeriu o cônsul, informando que todos os anos cerca de 100 milhões de chineses saem da China para fazer turismo em outro países e que Sergipe poderia ser um belo destino para este público.

Com informações da ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais