Contas de quatro deputados são desaprovadas pelo TRE

TRE iniciou o julgamento das prestações de contas dos candidatos (Foto: arquivo Portal Infonet)

A Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe (PRE/SE) requereu a desaprovação das contas de três deputados estaduais e um federal eleitos em 2014. Após análise de prestação de contas, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) julgou que os esclarecimentos relacionados aos gastos de Jairo de Glória, Luciano Bispo, Francisco Gualberto e Jony Marcos foram insuficientes e incompletos.

Assim como estes, as prestações de contas da vereadora Daniela Fortes e Bosco Costa também foram consideradas irregulares para a PRE, que alega que há falhas graves nas prestações contas, a exemplo da não emissão de recibos eleitorais para doações recebidas, da omissão de gastos eleitorais e da ausência de quitação de dívidas contraídas para as eleições.

O Ministério Público Eleitoral destacou em suas manifestações que algumas das irregularidades indicadas implicam na prática do chamado “Caixa 2”, prática que a PRE tentou combater através do monitoramento visual da campanha, a fim de detectar indícios de que os candidatos pudessem estar gastando mais do que o contabilizado.

Para a PRE, a desaprovação das contas, ainda que não traga penalidades mais gravosas aos candidatos, poderá produzir um efeito moralizador para as próximas eleições.

A análise das contas dos demais candidatos ainda está em andamento, mas também deverão ser julgadas nos próximos dias, tendo em vista estar a diplomação dos eleitos marcada para 18 de dezembro próximo.

Outras contas

O TRE começou a julgar as prestações de contas dos candidatos nas eleições de 2014 na última quarta-feira, 4.
O MPE requereu que fossem julgadas como não prestadas as contas dos candidatos Robson Viana e Tijoi Barreto Evangelista, pois os documentos essenciais não foram apresentados, e as irregularidades apontadas não foram sanadas em prazo legal.

A candidata Goretti Reis teve as contas aprovadas e a PRE também já apresentou parecer pela aprovação das contas da candidata Ana Lúcia e dos candidatos Inaldo Luís da Silva e Zezinho Guimarães, estes últimos com ressalvas, pois não foram sanados alguns equívocos formais e/ou erros materiais de pouca relevância.

Defesa

A assessoria de imprensa do deputado Francisco Gualberto informou que a desaprovação no TRE está relacionada à dois pontos: o primeiro deles envolve o pagamento das contas de energia de uma sala de comitê que foi doada por uma empresária. A pessoa que doou a sala também teria pago as contas e o fato teria sido comprovado junto ao TRE, segundo esclarece a assessoria de Gualberto. Já o segundo ponto, segundo a assessoria, é que o TRE também pede a comprovação de gastos com a montagem de um carro de som da campanha. O veículo foi doado já montado, porém, na documentação oficial da doação, consta a doação de um veículo comum e não a doação de um carro de som. A assessoria disse ainda que a assessoria jurídica de Gualberto já apresentou a documentação pendente.  

O Portal Infonet também tentou ouvir os demais envolvidos, mas não obteve êxito. A equipe de reportagem continua à disposição através do email jornalismo@infonet.com.br e do telefone (79) 2106 8000.

Com informações do TRE/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais