Deputados aguardam governador para definir candidatos

Garibalde: disputa para suceder Angélica (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

A sucessão da gestão na Assembleia Legislativa continua sem definição, faltando apenas dez dias para a eleição que deve escolher os novos gestores do Poder Legislativo Estadual. Embora considerado independente, o Poder Legislativo se confunde com o Executivo quando a pauta está voltada para a eleição que deve escolher a composição da Mesa Diretora. O governador Jackson Barreto ainda não se posicionou quanto à eleição e continua a enfrentar um divisionismo na base aliada, até mesmo nas entranhas do partido que lidera no Estado: o PMDB, que se apresenta dividido, com duas candidaturas postas para presidir o Poder Legislativo Estadual.

Os deputados estaduais Garibalde Mendonça e Luciano Bispo [ambos do PMDB] estão no páreo e apenas aguardam uma posição clara do governador. Há também um terceiro deputado também da base aliada, o Gustinho Ribeiro (PSD), que também já anunciou a pretensão de presidir a Assembleia Legislativa.

Há um sentimento comum entre aqueles que se colocam como candidatos à presidência da Assembleia: participação de representante da oposição na mesa diretora, seja na segunda, terceira ou quarta secretaria. Os demais cargos serão distribuídos entre os partidos aliados, com a deputada Goretti Reis (DEM) pleiteando a vice-presidência.

Luciano Bispo: silêncio como estratégia

Este sentimento exposto pelos próprios candidatos que disputam a presidência é comemorado pelo deputado Venâncio Fonseca (PP), que lidera o bloco oposicionista até o próximo dia 31. Ele pretende se afastar da liderança a partir do dia primeiro de fevereiro, mas promete participar dos debates para definir o nome da oposição que comporá a Mesa Diretora.

“Minoria é minoria”, reage sem indicar pleito quanto ao cargo a ser ocupado. “Mas vamos primeiro ver os candidatos para reunir a bancada para apresentar o nome”, enalteceu, lembrando que tradicionalmente a oposição, mesmo sendo minoria, sempre teve vaga garantida na composição da Mesa Diretora.

O deputado Zezinho Guimarães (PMDB) funciona como uma espécie de interlocutor para apaziguar os ânimos e encontrar o consenso internamente. “Não é simpática uma disputa interna no partido”, analisa. “Precisamos encontrar uma solução para a união, para evitar problemas no partido”, ressaltou Zezinho.

Venâncio e Zezinho: oposição com vaga garantida na Mesa 

O deputado Garibalde Mendonça (PMDB) assume publicamente a candidatura, mas revela que continua aguardando entendimentos diretos com o governador Jackson Barreto. “Nunca neguei que sou candidato, já disse isso ao governador e ele falou que não tinha candidato”, ressaltou, defendendo o consenso. “A candidatura de consenso fortalece o Poder Legislativo, torço para o meu partido fazer o presidente e que o nome de consenso seja o meu”, enalteceu.

O deputado Luciano Bispo (PMDB), que figura nos bastidores como o preferido do governador, preferiu o silêncio, mas a assessoria garante que ele permanece no páreo. O silêncio do parlamentar, neste momento, seria uma estratégia de Bispo para aguardar os encaminhamentos do governador Jackson Barreto. A expectativa dos candidatos é que o governador realize uma reunião com a bancada neste fim de semana para debater a composição da Mesa Diretora.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais