Samuel diz que falta competência para conter violência

Deputado Capitão Samuel: "O povo tá morrendo nas ruas" (Fotos: Portal Infonet)

A falta de segurança que continua assustando a população sergipana foi tema de debates na sessão desta quarta-feira, 4 na Assembleia Legislativa de Sergipe. Para o líder da oposição, capitão Samuel Barreto (PSL), “falta planejamento e competência”. O líder do Governo, Francisco Gualberto (PT), destacou o esforço para solucionar o problema.

“O povo tá morrendo nas ruas e nós temos a obrigação de denunciar e cobrar segurança para a população. É obrigação do Governo do Estado sim. Dizer que o problema são as leis e as drogas, mas as leis são iguais para o Brasil inteiro e porque Sergipe é o terceiro mais violento do país? E nos outros estados não existe problema com drogas. É incompetência. É falta de planejamento. Esse Governo não assumiu agora, não tem 100 dias. O atual governador tem um ano e porque não se planeja?”, indaga Capitão Samuel.

Francisco Gualberto: "Investimentos na Segurança Pública foram altos"

O deputado exibiu um áudio do governador Jackson Barreto (PMDB), dando conta de que estava convocando 600 novos policiais militares aprovados em concurso e que até o final de 2014, chamaria mais 700. “Em meados do ano passado, quem disse foi o governador que ia chamar até o final de 2014, 1.200 homens. E ele não sabia das finanças? O Governo não toma uma atitude. Tem três mil e tantos cargos em Confiança. Que tal demitir mil e chamar mil soldados para dar segurança e ao povo de Sergipe e a resposta que a população precisa? A maioria dos CCs é exatamente o que ganha um soldado”, diz.

O líder da oposição na Assembleia lembrou que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é clara quando cita que pode suprir vagas em razão da aposentadoria, devendo se adequar. “E como se adequa? Tirando os CCs. Não quiseram a minha opinião? Já estou dando”, alfineta.

Defesa

O líder do Governo, Francisco Gualberto enfatizou que lidar com o tema da segurança é difícil e ressaltou o esforço que o Governo do Estado de Sergipe tem feito. "Os investimentos na segurança pública de Sergipe foram altos, 600 policiais foram convocados para a rua e mais 300 serão chamados. É preciso reconhecer as atitudes e o esforço que o Estado tem feito em prol da sociedade", acredita.

Para ele, é preciso discutir a violência social no país e não só em Sergipe. "Vemos trotes diários para o Samu, que vitimam ou retardam atendimentos urgentes, a educação é fundamental para conscientização nas escolas. São problemas sociais complexos como as drogas, que no momento em que estamos vivendo, não dá para abater o governo por causa da violência. O contexto é muito mais amplo", argumenta acrescentando que o Governo do Estado faz pela sociedade o que pode, garantindo salário digno, transporte e quadro efetivo da polícia, além dos investimentos para melhorar a qualidade da segurança pública.

O secretário de Segurança Pública de Sergipe, Mendonça Prado, será sabatinado pelos deputados estaduais na próxima segunda-feira, 9 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais