Deficientes encontram dificuldade para se qualificar

Qualificação profissional para deficientes é tema de audiência pública (Fotos: Portal Infonet)

“Há dificuldade de acessibilidade na própria Câmara de Vereadores”. O desabafo foi feito pelo vereador Lucas Aribé, líder do PSB na Câmara Municipal de Aracaju durante audiência pública realizada no Ministério Público Estadual para discutir os problemas que os portadores de deficiência enfrentam, especialmente quanto à deficiência da qualificação profissional dirigida para este segmento.

Para o vereador Lucas Aribé, a qualificação profissional é importante para incentivar o portador de deficiência física a ingressar no mercado de trabalho e a se libertar do auxílio do governo. “Muitos não querem trabalhar para receber o BPC [Benefício de Prestação Continuada], mas o deficiente tem que ficar atento porque o benefício é dele, mas deixa a família desamparada em caso de morte”, observa o parlamentar.

A audiência foi conduzida pela promotora de justiça Berenice Andrade, da Promotoria de Defesa dos Direitos dos Idosos e das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, que já marcou outro encontro com este segmento e representantes da Prefeitura de Aracaju, do Governo do Estado e de outras entidades para o dia 15 de maio para dar continuidade ao debate.

Berenice Andrade: nova audiência em maio

Neste ínterim, as entidades vão se mobilizar, segundo informações do vereador Lucas Aribé, para criar uma cartilha contendo informações a respeito do mercado de trabalho e de qualificação profissional voltado para atender aos deficientes. Constatou-se na audiência, grande deficiência na oferta de cursos voltados para este público. O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) oferecia cursos para este segmentos, mas a oferta foi suspensa. “Não sei ao certo o que aconteceu, mas a fusão dos órgãos, a extinção de secretarias… a reforma administrativa acabou dificultando a execução deste programa”, informou o gerente de intermediação de mão de obra do NAT, Daniel Oliveira Santos.

Há boas perspectivas, segundo o diretor do NAT. Segundo ele, já existe um grupo de trabalho no âmbito da Secretaria de Estado da Assistência, Inclusão Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH) voltado para discutir alternativas para promover a qualificação profissional de portadores de deficiência.

Dificuldades

Daniel: programa interrompido

O vereador Lucas Aribé destacou que a reforma nas instalações da Câmara Municipal provocou novos desafios aos portadores de deficiência. “Criou-se mais um degrau no banheiro masculino e isto fere as normas de acessibilidade”, denuncia o parlamentar. “Na Câmara, não temos pessoas que façam a descrição quando há transmissão de imagens e também não existe intérprete de libras. Falei com o presidente, mas o presidente disse que isso seria um trabalho para a minha assessoria, mas não é algo para mim, a ideia é que todos tenham acessibilidade”, enalteceu o vereador.

O Portal Infonet tentou ouvir o vereador Vinícius Porto (DEM), presidente da Câmara Municipal de Aracaju, mas não obteve êxito. Um dos assessores atendeu ao telefone particular do vereador e informou que Vinícius Porto daria um retorno posteriormente, mas até o momento não se manifestou. O Portal permanece à disposição. Informações podem ser encaminhadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais