Relator: Reforma Política enfatiza descrédito na classe

Debate aconteceu na manhã desta sexta-feira, no plenário da Alese (Fotos: Portal Infonet)

“Nós chegamos ao fundo do poço, do descrédito perante a sociedade brasileira, o custo das campanhas políticas no Brasil é uma coisa exorbitante. A influência do Poder Econômico está determinando e decidindo quem vai e quem não vai ser eleito”. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira, 8 pelo deputado federal Marcelo Castro (PTB/PI), relator da Reforma Política na Câmara Federal. Ele atendeu ao requerimento da deputada Sílvia Fontes (PDT), aprovado por unanimidade, para fazer uma debate sobre o tema no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.

De acordo com ele, as dificuldades são várias para aprovar a Reforma Política porque são 513 deputados. “É um assunto que cada deputado se sente especialista, então sobre algum ponto, ele terá sempre divergência achando que deverá ser de uma maneira ou de outra. Para satisfazer a todos, só se fossem 513 propostas de Reformas Políticas, o que é impraticável”, ressalta.

Marcelo Castro: "Chegamos ao fundo do poço"

O relator disse ainda que o princípio basilar da democracia sobre o qual se assenta todo o arcabouço democrático, que é o princípio da equidade, da igualdade de oportunidade que existe entre os concorrentes, é uma miragem no Brasil. “Então nós precisamos corrigir o nosso sistema eleitoral, para aperfeiçoar os nossos mecanismos, fortalecer os partidos políticos e para que o Congresso Nacional verdadeiramente possa ser aquilo para o qual ele foi feito, que é a expressão da vontade nacional”, acredita.Marcelo Castro destacou que outro ponto de grande dificuldade para se aprovar a Reforma Política é que, quem vai votar para reformar é uma pessoa que foi eleita no atual sistema. “O deputado se pergunta no sistema atual, pode ter problemas, mas está se elegendo e no sistema novo será que será eleito?  Isso tem sido um fator inibidor e dificultador, mas, hoje há um sistema determinante que impulsiona a Reforma Política, que é o sentimento de todos de que, como está não pode ficar”, diz.

Descrédito

Silvia Fontes: "Contribuição dos sergipanos nessa construção"

O parlamentar lembrou o descrédito da população brasileira, expressado nos movimentos de Junho de 2013.“Nos movimentos que tomaram as ruas no Brasil, as pessoas usavam plaquinhas com frases como ‘Vocês não nos representam’, e quem são vocês? São os políticos. Isso porque estamos escolhendo os nossos representantes da pior maneira, através do dinheiro e isso precisa ser corrigido. Imagine uma empresa como a Petrobras, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, o que dizem os diretores, que só conseguiram após 30 anos trabalhando, ser diretores por indicação política e porque fizeram o compromisso de roubar para financiar as campanhas dos políticos. Isso dai está completamente errado e se nós continuarmos nesse caminho, vamos destruir mais ainda o nosso país”, entende.

Propositura

Belivaldo Chagas: "Tenho interesse pelo assunto"

A autora da propositura, a deputada Silvia Fontes informou que todos os deputados de forma unânime votaram a favor. “Isso para nós fazermos convite ao deputado federal Marcelo Castro, relator da Reforma Política, pudesse vir a Sergipe conversar com todos nós, fazer a sua explanação sobre o que pretende colocar no seu relatório que será votado na Câmara agora já no final de maio, mas também que ele pudesse também ter a contribuição dos sergipanos nessa construção.

Nós não vamos nos furtar nenhum momento de tratar dos assuntos perante o estado de Sergipe, mas precisamos também começarmos a fazer discussões, mostrar o anseio da sociedade sergipana, nos temas de âmbito nacional. Foi com essa proposta que o nosso mandato tem, de não só trabalhar as questões da localidade, do nosso Estado, mas também trazermos pra cá grandes debates, para que a gente se sinta ainda mais brasileiros, ainda mais cidadãos”, afirma.

O vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSB) participou das discussões. “A deputada me convidou assim como convidou o governador que está no Rio Grande do Norte participando de reunião com os governadores do Nordeste. A iniciativa da deputada foi boa, discutir a Reforma Política e a Reforma Administrativa é bom e eu fiz questão de estar presente como ex-parlamentar, como uma pessoa que tem interesse pelo assunto e representando o governador”, enfatiza.

Participaram do evento, os deputados federais por Sergipe, Fábio Reis e Valadares Filho, prefeitos, vereadores, presidentes de partidos, representantes do Conal, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça e a sociedade. “Esperamos  que a Câmara vote em um sistema que traga a população mais pra perto dos políticos e que a gente se sinta um pouco mais representados”, conclui Sílvia Fontes.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais