Estudantes conhecem legado deixado por Manoel Bomfim

Estudantes lotaram as galerias da Assembleia Legislativa de Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

Estudantes conheceram na tarde desta quinta-feira, 10, no plenário da Assembleia Legislativa Sergipe, a história do intelectual sergipano Manoel Bomfim, por meio de palestra da historiadora Terezinha Oliva. O seminário intitulado “Vida e Obra de Manoel Bomfim” foi realizado pelo mandato da deputada Ana Lúcia Vieira (PT).

De acordo com a parlamentar, Manoel Bomfim contribuiu profundamente com as teorias educacionais e é considerado um dos maiores sociólogos da América Latina. “Apesar de Manoel Bomfim ter vivido há mais de cem anos, os temas debatidos em sua produção intelectual são extremamente atuais”, ressalta.

“Manoel Bomfim é aracajuano nascido aqui na rua da Frente, num sobradinho construído pelos pais vindos de Carira, aonde construíram uma prole de 13 filhos, que se reduziram a quatro, sendo ele o único varão. Passou a infância estudando em Aracaju e aos 12 anos o pai o envio para o engenho da família para trabalhar, aonde passou quatro anos, voltou pra casa e fez os exames preparatórios para ser médico. Ele foi aos 16 anos para Salvador aonde ingressou na Faculdade de Medicina na Bahia, terminando o curso no Rio de Janeiro”, explica Terezinha Oliva.

Seminário aconteceu no plenário

Ela destacou ainda que Bomfim se desiludido e derrotado porque uma filha morreu nos seus braços, sem que conseguisse salvar e abandonou a Medicina. “E ele se tornou sociólogo, professor, historiador e pesquisador da área de Pedagogia, Psicologia, Biologia, Zoologia, além de ter sido jornalista, trabalhando em vários jornais do Rio de Janeiro. Por causa da Psicologia Experimental, ele recebeu uma bolsa do Governo do Rio de Janeiro para estudar em Paris, montando no retorno ao Brasil, o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental do País”, afirma acrescentando que Manoel Bomfim era um leitor voraz, um devorador de livros, tendo morrido aos 64 anos.

Terezinha Oliva: "Manoel Bomfim era um leitor voraz"

Mostra sobre a vida e obra do intelectual

Na ocasião, os estudantes participaram de uma exposição de banners educativos sobre o intelectual. “A mostra poderá ser solicitada para ser exposta em escolas e espaços públicos como forma de proporcionar à população sergipana, em especial aos estudantes e professores da nossa escola pública, a oportunidade de conhecer a memória e as contribuições deixadas por este grande intelectual, que projetou Sergipe para nacional e internacionalmente”, enfatiza a deputada Ana Lúcia Vieira.
Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais