Uber: vereador quer limitar aplicativo a taxistas

Gerson Ferreira: risco para taxistas (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Já está em tramitação na Câmara Municipal de Aracaju projeto de lei que regulamenta a utilização do Uber em Aracaju, um aplicativo de telefone celular que conecta uma pessoa a um motorista particular. Pela proposta apresentada pelo vereador Vinícius Porto (DEM), presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o aplicativo ficaria restrito aos taxistas profissionais legalizados.

Mesmo assim, os taxistas reagem e já existe um movimento com participação de vereadores de Aracaju para a derrubada deste projeto específico. Na ótica do vice-presidente do Sindicato dos Taxistas (Sintax), Gerson Ferreira, a regulamentação do uso deste aplicativo institucionalizará o transporte irregular de passageiros, mesmo que  seja restrito aos taxistas regularizados. “Queira ou não, dará brecha para o clandestino. É um grande risco para a categoria e esta é mais uma luta que estamos iniciando para os vereadores de Aracaju não aprovarem este projeto”, explica o taxista.

O projeto defendido pelo vereador Vinícius Porto divide opiniões na própria bancada. O vereador Jailton Santana, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, já manifestou voto contrário e está articulando entendimentos com os demais parlamentares para derrubá-lo. “Nosso propósito é proibir por completo o aplicativo. Este projeto que regulamenta o uso para taxista abre-se um forte precedente para que este aplicativo seja instalado por particulares”, explica o parlamentar.

Jailton Santana: derrubada do projeto

A diretoria do Sindicato dos Taxistas está encaminhando ofício ao presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju solicitando medidas para que o projeto seja retirado de tramitação. “Fomos informados sobre este projeto e estamos enviando este ofício ao vereador Vinícius Porto para que ele retire todo o projeto”, diz.

O vereador Vinícius Porto informou que a intenção do projeto é obrigar a Prefeitura de Aracaju a cadastrar todo e qualquer aplicativo para fins de transporte público. "Se algum taxista quiser usar o Uber, nada impede. Desde que o aplicativo e o profissional sejam credenciados pela Prefeitura de Aracaju", destacou.

*A matéria foi alterada às 13h44 para acrescer a opinião do presidente da Câmara

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais