Ministro do TCU lança livro em SE e fala sobre a crise

Carlos Pinna (à esquerda), dá a voz ao ministro Nardes, ao se lado (Fotos: Portal Infonet)

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, esteve em Aracaju na última quinta-feira, 15, para o lançamento do seu livro ‘Governança Pública – Desafio do Brasil’. Na ocasião, o ministro que foi relator das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff , falou sobre assuntos que estão em pauta no congresso nacional e relacionam a gestão da presidente à frente da república, como as ‘pedaladas fiscais’, processo de impeachment e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A conferência de lançamento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).

De acordo com o ministro Nardes, a produção do livro se justifica diante a atual crise enfrentada pelo Brasil. “O país passa por um momento difícil, com os estados em dificuldade para pagar a folha de salário dos funcionários, então tudo isso se caracteriza um problema de governança”, afirma. Na opinião de Augusto, o Brasil precisa de um projeto de crescimento apostando nas atividades comerciais e produção de empregos. “É necessário mudar o modelo de governo, apostar na geração de empregos, melhorar a produtividade, exportação, e desta forma, ganhar credibilidade no mercado internacional”, disse.

Nardes votou pela reprovação das contas de Dilma no ano de 2014

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), conselheiro Carlos Pinna, enalteceu a visita do ministro e falou sobre a parceria entre os tribunais de contas. “Essa visita reafirma a parceria que existe entre o TCU e TCE no sentido de estudar as contas da república. O livro é só mais um fruto de todo o estudo de Nardes”, disse.

Pedaladas fiscais

No último dia 7 de outubro, Nardes foi um dos votantes no julgamento das contas da presidente da república relativas ao ano de 2014, e como já havia adiantado, votou pela reprovação das contas, assim como todos os demais votantes.

Nardes afirmou que após as manobras fiscais de Dilma, a população está mais atenta quanto a aplicação das verbas federais. “As pedaladas despertaram a sociedade brasileira. Hoje as pessoas querem saber onde está sendo aplicado o dinheiro, e esse despertar é de salutar, pois no momento, os governantes estão perdendo o poder de investimento, e o Brasil já acumula R$ 200 bilhões em dívida”, conta.

Presidente do Tribunal de Contas em SE, Pinna falou sobre parceria entre TCU e TCE

Autoridades políticas receberam Nardes no auditório do TCE

Impeachment

O ministro não se posicionou claramente quando ao processo de destituição de cardo da presidente Dilma, mas rechaçou que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) deve valer para todos. “Eu me reservo a falar sobre o impeachment, pois esse processo quem deve avaliar é o congresso nacional. Nós [do TCU] nos resumimos a avaliar as contas, mas acredito que a Lei de Responsabilidade Fiscal deverá valer para todos, seja prefeito, governador ou presidente”, concluiu.

Por Ícaro Novaes e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais