![]() |
Portal Infonet acompanha o julgamento neste momento (Foto: Portal Infonet) |
Analisando o primeiro processo Ajuizado pela Procuradoria Regional Eleitoral no caso das Subvenções da Alese, Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) condenou o deputado Antônio dos Santos ao pagamento de multa. O valor da punição é de R$ 40 mil. A decisão, tomada por unanimidade, após afastar todos os questionamentos da defesa, acompanha o entendimento da PRE/SE no caso. O caso já foi mostrado ontem,18, pelo Portal Infonet.
Em seu voto, o juiz relator Fernado Escrivani detalhou as circunstâncias de distribuição das verbas de subvenções e acompanhou integralmente o entendimento da PRE/SE de que a entrega desses recursos em 2014 foi ilegal. Esse entendimento do juiz deverá repercutir em todos os outros 23 processos sobre caso que ainda serão julgados.
Julgamentos
![]() |
Advogado Daniel Haak Rodrigues na defesa de Arnaldo Bispo |
O TRE/SE já agendou hoje,20, o julgamento dos casos de Conceição Vieira e Arnaldo Bispo (pedido de multa) e de Augusto Bezerra (pedido de cassação de mandato). Para segunda-feira, 23, está marcada a análise dos casos de Francisco Gualberto e Garibalde Mendonça (multa) e Paulo Hagenbeck Filho, o Paulinho das Varzinhas (cassação). Para a sexta-feira, 27, estão agendados os julgamentos Ana Lúcia Vieira e Maria Mendonça (multa) e Samuel Barreto, o Capitão Samuel (cassação).
Defesa Arnaldo Bispo
O advogado Daniel Haak Rodrigues fala que o próprio Ministério Público cometeu equívoco e que não houve interferência do deputado na distribuição de verba em ano eleitoral. O advogado suscita ainda que a quebra de sigilo bancário não é de competência da justiça eleitoral e sim restrita ao âmbito da improbidade administrativa.
O procurador regional eleitoral romulo Almeida rebate e afirma que a quebra do sigilo bancário beneficiou o réu. O juiz Fernando stefaniu votou pela rejeição da preliminar suscitada pela defesa. Ainda está em votação a preliminar.
Por unanimidade, o TRE rejeitou a preliminar suscitada pela defesa do ex-deputado Arnaldo Bispo de que a Justiça Eleitoral não tem competência para decidir sobre sigilo bancário. Os membros do TRE entendem o sigilo bancário como instrumento importante para investigar a prestação de contas.
Em dezembro de 2014, a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) ajuizou 25 ações contra 23 deputados da legislatura vigente à época na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por irregularidades no repasse e na aplicação de verbas de subvenção social. Também foi processada a ex-deputada e atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Suzana Azevedo. Além de os valores terem sido repassados ilegalmente, por conta de proibição na legislação eleitoral, o levantamento inicial identificou pelo menos R$ 12,4 milhões desviados de sua finalidade.
O Portal Infonet acompanha os julgamentos neste momento no TRE. Internautas podem encaminhar vídeos e fotos de ocorrências ou denúncias por meio do (079) 21068000, Whatsapp (079) 98015059 ou jornalismo@infonet.com.br.
* A matéria foi alterada às 09h13 para acréscimo de informações
Por Cássia Santana com informações da Ascom MPF
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B