Sindicatos alertam servidores quanto ao PDI

"É uma atitude individual de cada servidor", diz Elma Andrade

Os servidores públicos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) devem pensar duas vezes antes de aderirem ao Plano de Desligamento Indenizado (PDI) que está sendo proposto pelo Governo do Estado. Esse é o alerta dos representantes dos sindicatos das respectivas classes de trabalhadores.

“É uma atitude individual de cada servidor, mas o que a gente orienta é que avaliem junto com a família. Se já têm o tempo de aposentadoria, vejam se terão vantagens e decidam se aceitam, ou não. Mas, se ainda estão na ativa é bom que pensem muito porque ficar desempregado nesse período de crise que estamos vivendo no país, não será muito bom”, alerta a diretora administrativa e financeira do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase), Elma Andrade dos Santos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Sergipe (Sinter-SE), José Néviton Santos Melo, informa que o momento agora não seria de PDI para os servidores da Emdagro. Isso porque existe um déficit no quadro funcional da Empresa. “Seria interessante o governo do estado fazer, primeiro, um concurso público para fortalecer a empresa, resolvendo a questão do quadro de funcionários. O PDI poderia ser interessante, mas mais para frente, não agora”, diz.

Para ele, a iniciativa do governo de propor o PDI para os servidores pode enfraquecer a máquina pública. “O que estão propondo é o desmanche da estrutura estatal”, afirma. A segunda etapa para adesão ao plano de desligamento voluntário nessas três empresas teve início na última quarta, 02. De acordo com a proposta, aquele que aderir ao PDI receberá um bônus de 10% sobre o valor que seria pago como indenização.

Governo

Por meio de matéria encaminhada ao Portal Infonet, a Secretaria de Comunicaçao do Governo de Sergipe (Secom) esclarece que o programa oferece a funcionários que queiram pedir rescisão de contrato um bônus de 10% sobre o valor que seria pago como indenização caso a dispensa seja solicitada. Nesta segunda etapa, o período de vinculação ao programa contempla os funcionários da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e a partir de hoje, segunda-feira, 7, para Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Em outubro, na primeira etapa do PDI, funcionários da Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese) e Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) tiveram oportunidade de aderir às vantagens oferecidas pelo Estado a quem optasse pelo plano.

Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais