Vereadores encerram votação do orçamento

Vinícius Porto: ano produtivo (Foto: Portal Infonet)

Os vereadores encerraram o ano legislativo nesta segunda-feira, 21, depois de muita polêmica em torno da aprovação do projeto que prevê o reajuste da tarifa dos transportes coletivos da região metropolitana. Os trabalhos deveriam ter sido encerrados no dia 15, mas o reajuste da tarifa do transporte público fez a mesa diretora protelar a votação da proposta orçamentária e prorrogar os trabalhos na Câmara de Vereadores.

Os trabalhos foram encerrados pouco mais das 14h depois de aprovada efetivamente a proposta orçamentária da Prefeitura de Aracaju, que fixa despesa no valor de quase R$ 1,8 bilhão. A oposição tentou emplacar limites para o remanejamento dos recursos disponíveis no Poder Executivo, mas a bancada governista conseguiu não fazer alterações ao projeto original encaminhado à Câmara de Vereadores pelo prefeito João Alves Filho (DEM). Para o vereador Iran Barbosa (PT), líder da oposição, os parlamentares assinaram um cheque em branco para o prefeito João Alves Filho administrar as finanças do município.

Entre os projetos aprovados, destaca-se proposta que institui o Programa de Microcrédito de Aracaju, o Bando do Povo, e cria o Fundo Municipal de Apoio ao Empreendedorismo (FAE). Pela justificativa do prefeito, o programa funcionará como um instrumento de promoção da inclusão social e do desenvolvimento sustentável, através de programas especiais de financiamento e capacitação aos empreendedores vinculados ao mercado formal e informal, conduzido pela Fundação Municipal para o Trabalho (Fundat) com parceria da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).

Além destes projetos, a Câmara Municipal também autorizou a Prefeitura Municipal de Aracaju a transformar os agentes auxiliares em guardas municipais, que passam efetivamente a compor a Guarda Municipal.

Para o vereador Vinícius Porto, presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o ano foi produtivo com a aprovação de cerca de 2 mil proposituras. “Um número bem maior do que as proposituras aprovadas pelos vereadores no ano passado”, considerou.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais