Vigilantes da Educação fazem protesto na Alese

Vigilantes ocupam área superior na Alese (Foto: Portal Infonet)

Aproveitando a presença do Governador Jackson Barreto na retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Sergipe na tarde desta segunda-feira, 15, os vigilantes que atuam na rede estadual de ensino se fizeram presentes e realizaram um protesto contra o gestor em cobrança à implementação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) da categoria, aprovado há quase dois anos.

Os vigilantes também decidiram paralisar às atividades nas escolas por 24h, pautando para a próxima assembleia, no dia 18, a possibilidade de deflagração de uma greve por tempo indeterminado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Estado de Sergipe (SINDVIP), Ferreira Junior, os funcionários tiveram benefícios retirados nos últimos anos e a defasagem salarial é cada vez maior. “Já não temos mais o direito ao triênio, que nos foi retirado, e agora, sem a implementação do plano de carreira, o piso salarial da categoria está deficiente, em números próximos ao salário mínimo”, reclama o sindicalista.

Ferreira diz que salário dos vigilantes está defasado 

Ferreira também acusa a gestão estadual de perseguir o SINDVIP. Conforme o sindicalista, todos os vigilantes filiados ao sindicato têm da sua folha descontada uma determinada quantia pela filiação, enquanto o mesmo não acontece com demais sindicatos. A reivindicação, segundo Ferreira, é também pela abertura de um diálogo entre as partes.

Ainda na Assembleia Legislativa, o governador Jackson Barreto foi indagado quanto à insatisfação de diversas categorias do funcionalismo público, e o gestor foi enfático: “Essa questão de servidor não é só em Sergipe, e sim nacional. As condições que o país atravessa não nos permite dar aos servidores tudo que eles querem, desejam e que eu acho justo. Mas governar é compreender. O Estado não é só servidores públicos, mas temos serviços essenciais a população que precisam andar, como investimentos em saúde, segurança pública, obras de infraestrutura, educação […] todos recursos do Estado não podem ser direcionados apenas aos servidores públicos. A obrigação do governador é observar o servidor público em primeiro plano e atender as demandas do Estado em todas as direções”, pontuou.

Seplag

O Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para esclarecimentos sobre a implementação do PCCV, mas conforme a assessoria de comunicação, o secretário estava em reunião e no momento nenhuma resposta em nome da pasta poderia ser emitida. Foi acordado que na manhã desta terça-feira, 16, uma nota seria encaminhada ao Portal. Permanecemos a disposição através do telefone 2106-8000 ou e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais