Procurador teme fim de futuras aposentadorias

Susana Azevedo: audiência pública para debater déficit da Previdência (Foto: Cleverton Ribeiro/Ascom TCE)

A situação do Sergipe Previdência foi um dos temas debatidos nesta quinta-feira, 28, durante a sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado. O procurador-geral do Ministério Público Especial de Contas, João Augusto Bandeira de Melo, teme o fim das futuras aposentadorias e defende mecanismos que possam preservar o benefício para os servidores públicos que estão em atividade. O procurador revela que até o seu próprio futuro, enquanto servidor público, é incerto quando o assunto é a previdência social. “Se não tiver uma reforma na previdência, ninguém mais vai se aposentar”, comenta. “Minha geração não tem perspectiva de se aposentar”, desabafou.

Na ótica do procurador, o primeiro passo deve ser voltado para diagnosticar o problema do Sergipe Previdência. “Verificar se o gasto com inativos é crescente, ver possibilidade de financiamento do governo e capitalização do fundo dos inativos, recadastramento, auditoria na folha de pagamento… há diversos instrumentos, mas a questão é olhar o equilíbrio fiscal do estado como um todo”, diz Bandeira de Melo.

Auditoria

A conselheira Susana Azevedo anunciou que no próximo mês iniciará um rol de debates sobre a situação do instituto previdenciário de Sergipe envolvendo representantes do Sergipe Previdência, do Governo do Estado, do Ministério Público, Assembleia Legislativa, dos variados sindicatos dos servidores públicos, auditores do próprio TCE e também com segmentos da sociedade para analisar a questão e entender o déficit daquela instituição.

“Não quero ver as lágrimas de aposentadas exibidas nos telejornais de ontem repetidas nos olhos de aposentados e pensionistas sergipanos”, disse em tom emocionado a conselheira Susana Azevedo, referindo-se aos problemas dos aposentados do Rio de Janeiro. “Precisamos agir agora para evitar que a alardeada crise na Previdência de Sergipe atinja ponto tão grave”, destacou a conselheira.

O presidente do TCE, Clóvis Barbosa, informou que esteve reunido com gestores do Sergipe Previdência, que também já demonstraram interesse em realizar uma auditoria conjunta com a equipe técnica daquele tribunal, tendo como objetivo identificar o gargalo e encontrar alternativas que possam financiar a previdência social dos servidores públicos.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais