TRE não associa vandalismos em ônibus com as eleições

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começou a articular a estrutura para garantir segurança e tranquilidade nas eleições que acontecerão no dia 2 de outubro próximo. Nesta sexta-feira, 2, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe, do Exército, das polícias militar e civil, da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e da Polícia Federal estiveram reunidos com a cúpula do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O plano de ação ainda não está completamente definido, mas está assegurado o reforço policial em todos os 75 municípios sergipanos durante o pleito eleitoral, conforme informações de toda a cúpula da segurança pública.

Cúpula articula logística para garantir segurança e tranquilidade na eleição (Fotos: Portal Infonet)

Apesar de gerar preocupação, os ataques aos transportes coletivos, com veículos destruídos por fogo, não foram debatidos nesta reunião. Na ótica do coordenador de planejamento do TRE, Marcelo Gerard, os episódios que envolvem os atos de vandalismo ocorridos nesta semana na capital sergipana e nas cidades de Itabaiana e Lagarto não exercem influência no processo eleitoral. “Sergipe é um Estado pacífico na eleição, que sempre ocorre com tranquilidade em relação à estatística do país”, ressaltou. “As movimentações sociais que ocorrem neste período que não tem ligação com o pleito não é avaliado aqui de imediato como possíveis indicadores de necessidade de tropa federal”, explica Gerard.

A reunião foi conduzida pelo desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, que não concedeu entrevistas. O TRE ainda está avaliando o pedido de reforço de tropas federais feitos por juízes de 30 municípios sergipanos. Nas eleições realizados no ano de 2012, as tropas federais acompanharam as eleições em 11 municípios, segundo informações do coronel Marcos Küter. Neste ano, conforme ressaltou, a tropa “está pronta” para atender às necessidades da justiça eleitoral.

Osório e Gerard: Sergipe é um esttado pacífico

O efetivo disponibilizado vai depender do número de municípios que terão as requisições atendidas pela Justiça Federal. Dependendo do quantitativo, as organizações militares da 6ª Região, na Bahia, e do Comando Militar do Nordeste, que tem sede em Recife, enviarão reforço, conforme destacou o coronel Küter.

O coronel Marconi Cabral, comandante geral da Polícia Militar, informou que todas as cidades do interior receberão suporte da PM, de acordo com a situação de cada município.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais