Robson Viana responderá por improbidade administrativa

Robson Viana: alvo em ação por improbidade administrativa (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Atinge o deputado estadual Robson Viana (PEN) os efeitos da Operação Indenizar-SE, que culminou com denúncia contra 15 vereadores de Aracaju envolvidos no suposto esquema para desviar as verbas indenizatórias distribuídas pela Câmara Municipal de Aracaju. O parlamentar responderá a ação por improbidade administrativa e também poderá ser alvo de investigações policiais, segundo informações do promotor de justiça Henrique Cardoso, , membro do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Tributária do Ministério Público Estadual (MPE).

Por ser o deputado estadual detentor de foro por prerrogativa de função, o Ministério Público Estadual solicitará autorização ao Poder Judiciário para que a Polícia Civil dê continuidade à investigação tendo como foco os supostos benefícios que Robson Viana teria alcançado, enquanto vereador, no suposto esquema envolvendo contratos inerentes à assessoria jurídica e locação de veículos.

Paralelamente, o deputado estadual Robson Viana responderá a ação judicial por improbidade administrativa que o Ministério Público Estadual moverá nos próximos dias, segundo o promotor de justiça Henrique Cardoso. O nome do ex-vereador Robson Viana apareceu durante as investigações desencadeadas pelo Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), que culminou com a denúncia contra os 15 vereadores, quatro advogados e contra um contador, que teriam comandado um suposto esquema montando no Poder Legislativo Municipal com o objetivo de desviar os recursos públicos, destinados aos vereadores pela Câmara Municipal a título de verbas indenizatórias.

Agamenon Sobral: momento em que estava preso

Tijói, o Adelson  Barreto Filho, saindo da sede da Deotap conduzido por policiais

Mas o foro por prerrogativa de função que beneficia os deputados estaduais afastou Robson Viana do alvo do procedimento preparatório de inquérito civil, que culminou inclusive com a prisão e o afastamento de alguns vereadores aracajuanos e do advogado Alcivan Menezes e dos filhos.

Neste momento da investigação, a polícia civil, conforme os dados apresentados pela delegada Danielle Garcia, do Deotap, identificou desvios que chegam à soma de quase R$ 5 milhões, entre os anos de 2012 e 2014.

O deputado Robson Viana entrou em contato com a redação do Portal Infonet e informou que tem a consciência tranquila "dormindo com os anjos". O deputado informou que entregou toda documentação solicitada pelo Ministério Público Estadual e que usou regularmente, em consonância com a lei, os recursos que recebeu da Câmara de Aracaju a título de verbas indenizatórias. "Da mesma forma que fiz na Câmara, fiz também na Assembleia e é tudo regular. O papel da justiça é este mesmo: investigar", destacou o parlamentar.

Vereadores já denunciados
Adriano Oliveira [Adriano Taxista – PSDB]
Agamenon Sobral – PHS
Agnaldo Feitosa – PR
Anderson Silva [Anderson de Tuca – PRTB]
Jailton Santana – PSDB
Augusto da Silva [Agusuto do Japãozinho – PRTB]
Valdir Santos – PT do B
Ivaldo José – PRTB
Max Prejuízo – PSB
Daniela Fortes – PEN
Gonzaga de Santana – PMDB
Emmanuel Nascimento – PT
Roberto Moraes – SD
Renilson Félix – DEM
Tijói Barreto Evangelista, o Adelson Barreto Filho – PR

Advogados também denunciados
Alcivan Menezes
Pedro Ivo Carvalho
Richard Leon Silva
Alcivan Filho

Contador denunciado
Robson Barreto Santos

*A matéria foi alterada às 11h20 para incluir manifestação do deputado Robson Viana

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais