Eleição de 2018 será mais cara com voto impresso

Peixoto: custos elevados com voto impresso (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)

Aquisição de pelo menos 500 mil novos equipamentos de impressão para ser acoplado às urnas eletrônicas e assim garantir o voto impresso dos eleitores de todo o país a partir das eleições de 2018. Em Sergipe, conforme previsão do secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), José Carvalho Peixoto, seria necessária a aquisição de algo em torno de 6,7 mil equipamentos para o Tribunal Regional Eleitoral se adéque à nova lei aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional, que prevê a retomada da impressão do voto.

Esta nova medida começa a vigorar a partir do ano de 2018, com as eleições gerais para escolha do presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Mas a expectativa é que este novo processo seja implantado periodicamente, justamente pelo alto custo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima um impacto financeiro em torno de R$ 1,8 bilhão para implantação deste novo sistema.

Para Carvalho Peixoto, a impressão do voto será mais um procedimento para auditar a urna eletrônica, um procedimento que a Justiça Eleitoral já faz de forma satisfatória. As urnas eletrônicas atualmente são auditadas durante a carga de dados, na preparação das urnas com a simulação de votos, e também na votação paralela que ocorre durante o pleito eleitoral.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais