![]() |
Jackson e Alexandre Moraes: apelo para reestruturar sistema prisional (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Ao contrário do que fez a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) quando tomou conhecimento dos dados revelados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que aponta Sergipe como o Estado mais violento do país, o governador Jackson Barreto (PMDB) reconheceu a necessidade de “trabalhar mais para tirar Sergipe desta situação”, sem questionar a metodologia ou os relatórios produzidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Durante visita do ministro Alexandre Moraes, da Justiça, o governador anunciou a pretensão de realizar novo concurso público para a Polícia Militar e fez um apelo para receber ajuda financeira para que o Estado de Sergipe possa reestruturar o sistema prisional e reconstruir o sistema semiaberto para atender a demanda de detentos contemplados com progressão de regime. Jackson Barreto classificou como “falha do Governo” a falta de um sistema para atender à demanda do regime semiaberto e observou que este se caracteriza como um dos fatores que tem contribuído com o aumento da violência no Estado.
O ministro Alexandre Moraes não deu respostas imediatas, mas anunciou a liberação de recursos em montante equivalnete a R$ 1,2 bilhão para todo o país para a área da segurança pública. Segundo o ministro, o Governo Federal pretende analisar a demanda de cada Estado para que possa fazer a liberação dos recursos financeiros dentro do programa nacional de segurança que está em debate no âmbito do Palácio do Planalto.
Por Cássia Santana