Sukita volta a ser investigado pela Polícia Federal

Sukita novamente na mira da PF (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Agentes da Polícia Federal estão cumprindo mandado de condução coercitiva contra o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita Santos. De acordo com informações do advogado Emanuel Cacho, o ex-prefeito acabou envolvido nesta Operação da Polícia Federal, denominada Timóteo, por ter contratado um escritório de advocacia na época em que exerceu mandato de prefeito daquele município e este escritório está sendo acusado de envolvimento em suposto esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral.

A Operação foi desencadeada em 11 Estados, além do Distrito Federal, onde o escritório de advocacia contratado por Sukita está sediado, segundo Emanuel Cacho. A linha de defesa ainda não está definida, mas Emanuel Cacho acredita que o ex-prefeito apenas será conduzido para prestar esclarecimentos na sede da Polícia Federal em Aracaju. “Quando conhecer a acusação, definiremos a linha de defesa”, esclarece Emanuel Cacho.

Para o advogado que defende os interesses de Sukita em Sergipe, há “exagero e flagrante distorção do que a lei determina” nesta ação da Polícia Federal. A condução coercitiva, na ótica de Emanuel Cacho, só se aplica em caso de desobediência a alguma determinação judicial. “E Sukita nunca se recusou a comparecer à polícia. Ele compareceu todas as vezes que foi convocado”, informa o advogado.

A Operação Timóteo é uma ação da Polícia Federal que tem origem em Brasília, que investiga a atuação de escritórios de advocacia do Distrito Federal que possuem contratos com prefeituras de vários municípios brasileiros para prestar assessoria jurídica em projetos de exploração mineral, tendo como foco a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Estes escritórios, conforme informações de Emanuel Cacho, são acusados de obter informações privilegiadas.

O Portal Infonet tentou ouvir a Polícia Federal em Sergipe e não obteve êxito. O Portal Infonet permanece acompanhando o desdobramento desta operação policial, cujo nome é inspirado em passagem bíblica associada à tentação e armadilhas que podem levar os homens a mergulharem em ruína.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais