Olimpíada do Conhecimento Previdenciário é lançada em SE

Leonardo Gadelha elogia cidadãos sergipanos e diz que essa foi a razão de realizar o evento em Aracaju (Foto: Portal Infonet)

O presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Leonardo Gadelha, está em Aracaju, onde participa nesta sexta-feira, 10, do Encontro Nacional de Gerentes Regionais do INSS. “Agradeço a hospitalidade do povo sergipano, isso não é surpresa para nenhum de nós, a gente sabe que é sempre um povo acolhedor e essa é uma das razões pelas quais resolvemos fazer esse evento aqui em Aracaju”, diz.

O evento, além de promover o encontro dos gestores com a finalidade de aprimorar a qualificação técnica dos servidores do instituto, tem como um dos principais objetivos o lançamento das Olimpíadas do Conhecimento Previdenciário. “Ao assumir o INSS no último mês de julho a gente notou que havia um hiato nesse sentido, e que era necessário que promovêssemos encontros no sentido de atualizar os servidores no que diz respeito aos normativos e as novas tecnologias que estão sendo incorporadas”, explica.

Segundo ele, a Olimpíada do Conhecimento Previdenciário é um esforço do INSS que vem ao encontro da plataforma de um permanente aprimoramento dos servidores. “É um processo que todas ganham, tanto o instituto, quanto o nosso corpo técnico institucional e ganha também o cidadão brasileiro que vai encontrar em cada uma de nossas agências  um servidor mais qualificado e mais motivado para atendê-lo”, afirma Leonardo Gadelha.

INSS Digital

O Encontro Nacional de Gerentes Regionais do INSS também está promovendo o pontapé inicial para o projeto piloto que vai validar o INSS Digital. “Nós queremos migrar em médio prazo de um órgão que é eminentemente presencial e reativo para outro que seja cada vez mais eletrônico online e proativo, que possa se antecipar às necessidades das pessoas”, informa o presidente nacional do INSS.

De acordo com Gadelha, através do INSS Digital o cidadão poderá submeter seu requerimento eletronicamente, um servidor do INSS vai fazer essa análise de qualquer lugar do país e esse cidadão também vai receber o resultado pelo mesmo canal que utilizou no primeiro instante.

“Com isso, os prazos que hoje são muito longos vão cair drasticamente, de cerca de 180 dias para uma semana, no máximo dez dias. Se acontecer verdadeiramente como sonhamos será uma revolução na vida do instituto e do cidadão”, diz.

Reforma da Previdência

Leonardo Gadelha explica, ainda, que o INSS não participa da formulação da proposta da reforma previdenciária. “Nós estamos na outra ponta, apenas operamos o sistema previdenciário, mas como cidadão, posso colocar que a reforma é inevitável. Países que tem modelo semelhante ao brasileiro, praticamente todos eles adotaram algo muito parecido com aquilo que o governo submeteu ao Congresso Nacional. Isso, especialmente no que diz respeito à idade mínima”, diz.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais