Delegada do Deotap recebe apoio do MPF, Adepol e SSP

Representantes do MPF, SSP e Adepol visitaram a delegada Daniele Garcia no Deotap nesta manhã, 23 (Fotos: Portal Infonet)

Procurador-chefe do Ministério Público Federal em Sergipe, Heitor Alves Soares

Delegada responsável pelo Deotap, Daniele Garcia

Delegado-geral da SSP, Alessandro Vieira

Presidente da Adepol, delegado Paulo Márcio

A conduta do presidente da Empresa Municipal de Serviços Públicos (Emsurb), Mendonça Prado, de acusar a delegada do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), Daniele Garcia, de abuso de poder, motivou uma visita de apoio do procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF), Heitor Alves Soares, à delegada nesta manhã, 23. Danielle Garcia é responsável por investigações de Operações como Indenizar-se e Babel. Esta última deflagrada esta semana e investiga supostas irregularidades em contrato firmado pela Prefeitura de Aracaju para realização de coleta de lixo e limpeza da cidade 

O procurador da República não quis se aprofundar na questão, mas informou que os detalhes da situação serão avaliados posteriormente. “O que a gente está colocando em evidência aqui é a necessidade de continuar esse trabalho de investigação, de depuração, os detalhes do caso concreto não gostaria de tescer pormenores porque eu não conheço inteiramente a investigação. Mas, sei do trabalho, do cuidado, da dedicação da Dra. Daniele e da equipe dela nos casos que já trabalhamos anteriormente”, afirmou.

Segundo ele, algumas investigações do MPF tem interconexões com o Deotap. “Volta e meia alguma investigação nossa acaba tendo uma interface com o Deotap. A gente acaba trocando ideias, informações, compartilhando material probatório. Então é importante que esse trabalho continue sendo feito em prol do benefício da sociedade sergipana”, diz Heitor Soares.

O delegado-geral da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Alessandro Vieira, reforçou o trabalho idôneo e importante que a delegada Daniele Garcia vem realizando à frente da Deotap e descartou a possibilidade de ela ser destituída do cargo por causa das acusações do presidente da Emsurb.

“Isso nunca foi cogitado, nunca houve nenhuma solicitação de ninguém, é da natureza do trabalho policial incomodar quem comete crime, e vamos continuar trabalhando de forma tranquila”, afirma o delegado, ao ressaltar que a acusação de Mendonça Prado contra a delegada Daniele Garcia é uma estratégia de desqualificar a investigação policial, que historicamente nunca funcionou.

“A Polícia Civil de Sergipe não aceita intimidação e não se deixa intimidar. Vamos continuar nosso trabalho com seriedade e profissionalismo”, diz. O presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil de Sergipe (Adepol), Paulo Márcio Cruz, também prestou solidariedade à delegada Daniele Garcia nesta manhã.

A iniciativa da visita, segundo ele, é em defesa do erário e por consequência de uma melhor condição de vida para toda sociedade. “Nós percebemos uma crítica injusta, descabida e em razão disso emitimos uma nota pública de apoio na tarde de ontem e hoje viemos aqui pessoalmente para hipotecar nossa solidariedade a toda equipe do Deotap e nos colocar a disposição de todos para a defesa das prerrogativas dos delegados da instituição de Polícia Civil”, informa.

A delegada Daneile Garcia não quis conceder entrevista à imprensa. A Assessoria de Comunicação da Emsurb informa que Mendonça Prado vê com muita naturalidade a manifestação de apoio da Adepol e dos representantes da SSP e MPF prestada à delegada do Deotap. "Pessoalmente, ele não tem nada contra a delegada, nem contra ao Departamento. Foi em um procedimento que aconteceu", diz o assessor de comunicação, Augusto Aranha.

Operação Babel

A Operação Babel foi deflagrada nesta última terça-feira, 22. A empresa Torre Empreendimentos, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e o Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindilimp) foram alvos da ação, onde, de acordo  com informações do delegado-geral Alessandro Vieira, a polícia cumpriu 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Criminal de Aracaju.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais