Mudança na SSP pode afetar Operação Antidesmonte

João Eloy: estrutura repensada (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

A mudança no comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) poderá afetar o desempenho da Operação Antidesmonte, articulada pelo Ministério Público (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) para coibir desmandos administrativos na transição e no início da gestão nas prefeituras sergipanas e investigar supostos desvios de recursos públicos em fim de gestão. Fruto desta Operação, o TCE detectou saques irregulares na boca de caixa bancário que teriam sido feitos por gestores públicos em fim de mandato, entre outras irregularidades que estão sendo investigadas em uma série de inquéritos policiais instaurados sob o apoio do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap).

Para dar sequência a estas investigações, a antiga cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública mobilizou dez equipes da Polícia Civil que estão debruçadas sobre os inquéritos policiais instaurados a partir dos indícios detectados pelo MPE e TCE. Mas esta estrutura poderá ser modificada. Ao tomar posse no cargo nesta quarta-feira, 19, o secretário João Eloy informou que a nova cúpula já está pensando um novo formato para esta Operação, sem descartar a possibilidade de reduzir a equipe para fortalecer outras frentes.

“A doutora Katarina [Feitosa, empossada delegada geral da Polícia Civil na mesma solenidade que empossou João Eloy como secretário] vai avaliar se realmente tem necessidade de se manter estas dez equipes dando apoio a Deotap ou se a gente pode manter estas dez equipes dando apoio à redução de homicídio ou redução de roubo, a equipe dela vai avaliar”, informou João Eloy.

Katarina Feitosa: fortalecer o Departamento de Homicídios

Na coletiva, o secretário João Eloy garantiu que todas as investigações iniciadas no Deotap terão continuidade, mas promete fortalecer outros segmentos. “O crime de corrupção será combatido da mesma forma, mas a gente não pode focar só em um e esquecer os outros”, justificou.

A delegada Katarina Feitosa anunciou que o fortalecimento do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) será uma de suas metas na condição de delegada geral e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo antecessor, delegado Alessandro Vieira. “Ele construiu uma parte do muro e nós agora estamos colocando os tijolinhos”, comentou, enaltecendo que a atual gestão terá como foco um trabalho baseado na seriedade e fortalecimento da instituição.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais