Bittencourt cobra ações de combate ao trabalho infantil

Segundo ele, o papel de cada vereador é cobrar e agir (Foto: Arquivo Infonet)

O vereador Professor Bittencourt (PC do B) prestigiou a sessão especial da Câmara Municipal de Aracaju que marcou o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil nesta segunda-feira, dia 12. Na ocasião, representantes da Comissão da Infância e da Juventude da OAB/Sergipe, do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti) e do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) abordaram a situação e os índices de trabalho infantil e exploração sexual no Brasil e no mundo, além de focar na importância da aplicação de Políticas Públicas para o combate.

“Tive o privilégio de ser secretário de Estado dos Direitos e Humanos e secretário Municipal da Educação, dando uma contribuição a essa causa. É preciso sempre que homens e mulheres que atuam no poder público assumam a obrigação legal, institucional, ética e política de cuidar das crianças e adolescentes. Essas instituições são fundamentais para que sejam agentes de cobrança”, afirmou Bittencourt, durante o pronunciamento.

Ainda de acordo com o parlamentar, é preciso sempre debater a desnaturalização da exploração da criança e do adolescente. “Tive a oportunidade de visitar instituições de medidas socioeducativas, ouvi e vi relatos. Em uma dessas visitas, conversei com duas adolescentes, uma de 14 anos, que estava grávida, e outra de 16 anos, que disse qual era o sonho dela: completar 18 anos e ser conduzida a uma penitenciária porque, lá, encontraria a mãe e uma tia, e não iria ‘faltar’ droga. Isso foi estarrecedor. Nos choca. O que foi feito ou construído fora da esfera institucional para que uma adolescente tivesse esse ‘sonho’?”, indagou Bittencourt.

Para o vereador, “parece até contradição, mas tenho a absoluta certeza que o poder público falhou e tem falhado. Isso não é uma questão apenas municipal ou estadual, mas o Estado Brasileiro deve uma satisfação para a sociedade no que diz respeito a aplicação de Políticas Públicas mais efetivas”.

Ainda segundo o vereador, o papel de cada parlamentar é, também, cobrar e agir para que as Políticas Públicas cheguem, de fato, aos maiores interessados: as crianças e os adolescentes. Na condição de parlamentar e líder do prefeito na Câmara, Bittencourt colocou-se à disposição para ser interlocutor com o Poder Executivo, para que as ações sejam cada vez mais cobradas e colocadas em prática.

“Entendendo as dificuldades, as fragilidades e o passivo de responsabilidade do poder público, estou aberto para que, juntos, possamos dialogar com todos os agentes institucionais do Município. É uma ação que vai além do discurso. As crianças e os adolescentes não aprendem, não ensinam e não inventam a criminalidade e a violência. Quem precisa mudar e rever o posicionamento é o mundo adulto porque são os seus exemplos que repassam para eles”, pontuou.

Fonte: assessoria do parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais