Sergipana será diretora de Movimentos Sociais da UNE

A sergipana Taíres Santos, de 24 anos, natural de Itabaianinha

A sergipana Taíres Santos, de 24 anos, natural de Itabaianinha, será a nova Diretora de Movimentos Sociais da União Nacional dos Estudantes. Acadêmica de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto, Taíres fez parte do Centro Acadêmico de seu curso e do Comando de Greve Estudantil do seu campus em 2014. Assumiu depois a Vice-Presidência do Diretório Central dos Estudantes da UFS. No último período, foi dirigente da União Nacional dos Estudantes, compondo a Diretoria de Combate ao Racismo e posteriormente uma das suas vice-presidências.

“O movimento estudantil é um dos mais importantes e históricos movimentos sociais brasileiros. A UNE é a entidade que representa o acúmulo de décadas de lutas de jovens não apenas por uma educação democrática e popular, como também por um país livre, soberano, democrático e justo. Uma das tarefas mais importantes é justamente articular a luta estudantil com as demais lutas sociais, construindo a unidade necessária para enfrentar conjunturas como a de hoje, com um governo golpista destruindo direitos e a democracia”, ressalta Taíres.

Militante do Coletivo Quilombo, a dirigente terá como missão fundamental levar adiante o diálogo da UNE com a Frente Brasil Popular, que inspirou a ampla composição que teve 80% dos votos no Congresso da entidade. “É uma honra ver o estado de Sergipe representado nacionalmente, e creio que Taíres reúne todas as condições para articular a UNE com os demais movimentos sociais”, ressalta o deputado federal João Daniel (PT/SE), que é também militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

A UNE será presidida pela baiana Marianna Dias, a terceira mulher consecutiva a presidir a entidade. “A UNE vem dando exemplo de estar antenada com as mudanças necessárias na nossa sociedade, ao ter na sua direção cada vez mais mulheres e jovens negros empoderados, seguindo o que está acontecendo com o corpo estudantil das universidades”, ressalta Taíres. Como prioridade na política interna da entidade, ela destaca a necessidade de democratizar mais ainda a gestão da entidade, reformando e atualizando o estatuto e garantindo paridade de gênero e raça na sua direção.

Fonte e Foto: assessoria do deputado federal 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais