Amintas denuncia venda de veículos roubados pela SMTT

Ele denunciou a venda de veículos a partir de leilões (Foto: César de Oliveira)

Na manhã desta quarta-feira, 27, o vereador Cabo Amintas (PTB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para denunciar um grave caso de venda de veículos roubados a partir dos leilões realizados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

“Um cidadão juntou 33 mil reais e foi para um leilão da SMTT. Chegando lá, adquiriu um carro pagando à vista, como é exigência do órgão. […] Só que tem um detalhe em tudo isso, o carro era roubado! Vendido dentro da SMTT!”. O vereador explicou ainda, como foi o processo de compra deste veículo. “Dos 33 mil reais, tiram-se as multas, as taxas e o restante do dinheiro é entregue ao proprietário do veículo. O valor das multas e taxas resultavam no valor de 6 mil reais. Ou seja, sobravam 27 mil. Mas o carro era roubado!”.

O parlamentar ainda acrescenta alguns pontos questionáveis: para onde iriam os 27 mil reais pagos no momento da venda do veículo? A quem entregar o valor recebido? Cabo Amintas continuou: “Além de ser roubado, a placa que estava no veículo era clonada. Pasmem, de quem era a placa? De um funcionário da SMTT”.

Ainda durante seu discurso, o vereador se manifestou em defesa do cidadão que havia se tornado proprietário do veículo e questionou sobre as possíveis consequências que ele poderia vivenciar. “O cidadão estava em posse de um veículo roubado, e se ele fosse preso? Quem iria pagar por isso?”.

Além desse caso, o parlamentar citou mais um. “Outro cidadão comprou um carro, embora o veículo não tenha sido roubado, os vidros que estão nele são de um carro roubado”. E ainda questionou: “A SMTT é um desmanche de veículos?”.

O vereador Cabo Amintas deu seguimento ao desenrolar do primeiro caso, falando que o cidadão envolvido quer seu dinheiro de volta e, mesmo após procurar o órgão, não conseguiu falar em nenhum momento com o superintendente, Aristóteles Fernandes.

O parlamentar finalizou ressaltando o importante trabalho de fiscalização exercido pelos componentes da Casa Legislativa: “Senhores, nessa Casa tem pessoas honestas que não vão compactuar com isso”.

SMTT

A assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reconhece que houve falha técnica na apreensão do veículo em questão, que aconteceu em julho de 2016, e no leilão, que ocorreu em outubro de 2016. Em nenhuma das situações foi verificada a existência de restrição de roubo.

Embora o erro tenha sido cometido na administração anterior, a atual gestão está empenhada em solucionar o caso, já tendo iniciado o processo de devolução do dinheiro da compra do veículo em questão ao arrematante e colaborando com o Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) para que a situação seja logo esclarecida.

Por fim, a assessoria de comunicação da SMTT reforça que os agentes de trânsito foram devidamente orientados pela atual diretoria a verificar a situação do veículo no momento da apreensão e, havendo restrição de roubo, deve ser encaminhado diretamente à Delegacia Especial de roubo e Furto de Veículos. Portanto, trata-se de um caso isolado, que não reflete o procedimento de apreensão de veículos como um todo, e muito menos aponta para a existência de um “desmanche de veículos” no pátio, como foi apontado pelo vereador Cabo Amintas.

Fonte: assessoria do vereador

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais