Sintese denuncia inchaço em folha nos municípios

Grupo de Estudos analisa receitas e folha de pagamento dos municípios (Fotos: Portal Infonet)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) quer provar que a crise econômica não é empecilho para os municípios sergipanos no cumprimento da lei federal, que estabelece o piso salarial do magistério. Nesta sexta-feira, 27, foi iniciada mais uma reunião do Grupo de Estudos formado pelo Sintese para analisar as folhas de pagamento e as receitas dos municípios sergipanos.

Na avaliação do sindicalista Uilson Hora, diretor de base do Sintese, as dificuldades financeiras dos municípios são decorrentes dos excessos promovidos pelos gestores, com cargos comissionados e contratos que terceirizam serviços. “Os possíveis apadrinhamentos políticos estão inchando as prefeituras”, desabafa o sindicalista. De acordo com o diretor de base do Sintese, há gabinetes de prefeitos sergipanos com cerca de 400 servidores, número classificado como excessivo. “Tem municípios que tinham 70 comissionados, hoje estão com 140. Em quase 100% das prefeituras há inchaço por conta da contratação e dos cargos comissionados”, diz.

O diretor de base do Sintese garante que os municípios possuem recursos para regularizar o piso salarial e garantir o pagamento dos salários dos professores em dia em decorrência dos repasses feitos pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), direcionados para esta finalidade.

Uilson Hora: inchaço na folha de pagamento 

Ao contrário do que propagam os prefeitos, o sindicalista garante que a receita dos municípios foi incrementada. “Não houve queda de receita”, alerta. Segundo o Sintese, em alguns municípios, o volume de recursos do Fundeb apresentou crescimento entre 40% e 50% neste ano. “Os prefeitos foram afoitos, gastaram tudo e agora o dinheiro está acabando”, avalia.

A reunião do Grupo de Estudos do Sintese será encerrada neste sábado, 28. O relatório que está sendo produzido neste evento será encaminhado para o Tribunal de Contas, Ministério Público e outros órgãos que fazem o controle interno da administração pública.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais