Seminário debaterá situação da Bacia do São Francisco

Evento ocorre dia 1º em Propriá

Debater a situação do rio São Francisco, importante fonte de água para a maioria da população sergipana, e encontrar formas de sua utilização compatibilizando o abastecimento humano e animal, além de sua utilização para a produção de energia e irrigação, bem como estar em defesa contra a ameaça de privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Esses são alguns dos objetivos do seminário proposto pelo deputado federal João Daniel (PT/SE), através da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que será realizado dia 1º de dezembro, às 9h, no Colégio Nossa Senhora das Graças, conhecido como colégio das Freiras, localizado na Praça Tobias Barreto, bairro Centro, Propriá.

Segundo o deputado, o seminário – realizado em conjunto com o mandato da deputada estadual Ana Lúcia (PT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Comunidades Tradicionais da Assembleia Legislativa – quer debater a situação da Bacia do rio São Francisco e propor medidas para a sua revitalização e os programas de utilização de suas águas para as diversas atividades com responsabilidade social e sustentabilidade. Representantes de diversos movimentos sociais e entidades foram convidados para participar do evento, que contará com a presença do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, deputado federal Nilto Tatto (PT/SP), além do representante do Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio São Francisco, da Agência Nacional de Águas (ANA), o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Olivier Chagas, Câmaras de Vereadores da região do Baixo São Francisco, a Companhia do Desenvolvimento dos Vales Parnaíba e São Francisco (Codevasf), o bispo da Diocese de Propriá, entre outros.

“O rio São Francisco é sinônimo de vida para boa parte da população do Nordeste, pois representa, com seus multiusos, a esperança de todo um povo que vive sob sua influência”, disse. Por conta disso, ressaltou João Daniel, é necessária uma compatibilização entre os principais programas abastecimento das suas águas para dessedentação da população e também dos animais, em áreas urbanas e rurais, seu uso para a irrigação, a utilização das águas para produção de energia e o risco de sua privatização com as ameaças que se tenta impor à Chesf.

Para o deputado João Daniel, é fundamental que, nesse evento se busque soluções para os conflitos que são cada vez maiores quanto ao uso de suas águas e a necessidade de promover-se um plano estratégico de sua sustentabilidade.

Fonte e foto: assessoria do deputado 

A matéria foi alterada às 11:09 do dia 29/11 para correção do local do seminário alterado pela assessoria

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais