CMA aprova projeto de “botão do pânico” para ônibus

Com a aprovação da lei, os ônibus devem contar com um aparelho que pode ser acionado em caso de emergência (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Na última terça-feira, 28, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, em votação final, o projeto de lei que determina a instalação de botão de pânico e câmeras de vídeo no interior dos ônibus de transporte coletivo de Aracaju. O projeto é de autoria do vereador Dr. Gonzaga (PMDB) e visa ser mais uma ferramenta de combate à criminalidade para oferecer segurança aos motoristas, cobradores e passageiros.

Com a aprovação da lei, os ônibus devem contar com um aparelho que pode ser acionado em caso de emergência, como assaltos, arrastões, depredações, tentativas de incêndio e, até mesmo, acidentes. O equipamento deve estar conectado aos sistemas das centrais de monitoramento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e da Polícia Militar, que receberão a mensagem de alerta.

O texto ainda determina um prazo máximo de um ano para que as empresas concessionárias de transporte público façam a instalação dos equipamentos em suas frotas. A supervisão e acompanhamento ficará a cargo da SMTT para garantir o cumprimento da Lei. “Esse é um passo importante para garantir mais segurança aos profissionais e usuários do transporte público da capital”, explicou o vereador, acrescentando que com a instalação das câmeras e do botão de pânico, o sistema de transporte e os órgãos de segurança estarão integrados e, em eventuais emergências, os motoristas terão como acionar a autoridade policial que vai agir para garantir sua segurança e a dos passageiros.

Fonte: CMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais