![]() |
Foto: Marcelle Cristinne |
O Serviço da Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) enviou seis profissionais para o Acre para integrar o projeto 'Força Nacional do SUS' do Ministério da Saúde. O grupo composto durante epidemias e catástrofes naturais está no estado do Acre para cuidar de comunidades indígenas contaminadas pelo Rotavírus.
“Recebi uma ligação do Ministério da Saúde solicitando que enviássemos uma equipe. Lá, o Exército já montou um hospital de campanha e profissionais do Samu de vários estados já estão atuando”, destacou Edvaldo Santos, diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde – órgão que gerencia o Samu 192.
Sergipe enviou um médico, três enfermeiros e dois técnicos de enfermagem. “Inicialmente, esses profissionais devem ficar lá até a próxima quarta-feira, com possibilidade de serem substituídos por outras equipes, caso o surto ainda persista”, explicou Edvaldo.
O Rotavírus já matou 12 crianças no município de Santa Rosa do Purus, um dos mais isolados do Acre. “Esse vírus tem pro vacado um quadro de diarreia e desidratação em comunidades indígenas. O surto atingiu adultos e crianças, mas é mais agressivo na criança porque elas desidratam com mais facilidade”, explicou o diretor operacional.
Fonte: Ascom FHS