Caminhada comemora Dia Internacional da Sindrome de Down

A caminhada percorreu as ruas do centro da cidade

Para celebrar o Dia Internacional da Sindrome de Down comemorado dia 21 de março, a Associação Sergipana do Cidadão com Síndrome de Down, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (APAE), bem como pais, familiares e amigos sairam em uma caminhada pelas ruas do centro da cidade.

Os participantes caminharam estampando no peito uma mensagem que retrata o que esperam pais, familiares e amigos da pessoa com Síndrome de Down: “Deixe o respeito vencer o preconceito”.

De acordo com uma das representantes da caminhada, Sheila Soares, esse é o terceiro ano da caminhada e pretende mobilizar as pessoas sobre a sindrome. “A grande importancia é mostrar que as pessoas são capazes, tem voz, vontade, são inteligentes e precisam de oportunidades. Até o momento não  temos um numero exato de pessoas portadoras da sindrome e o nosso objetivo é fazer um cadastramento dessas essoas”, diz.

Neuza Leite com a filha portadora da Síndrome de Down Rafaela Andrade

Com uma filha menor de idade e portadora da Sindrome de Down, a aposentada Neuza Leite garantiu que toda criança que possui a sindrome deve ser tratada como uma pessoa normal. ”Viemos mostrar a população que eles existem. Frequentam escola normal, recebem atendimento psicológico e são e fazem coisas que uma criança normal, por isso não deve haver discriminação por parte da sociedade”, afirma.

Para o médico Almir Santana, o apoio da familia é fundamental. "Essa mobilização é de extrema importância para mostrar que não se deve ter preconceito. A familia também é importante e precisam ser trabalhadas e para dar apoio a essas crianças, merecem escola regular. Hoje, a qualidade de vida dessas pessoas são bem melhores, porque tem maior assistência, também é preciso um maior incentivo as entidades não governamentais como a Apae por exemplo”, pede o médico.

Também em prol da caminhada, o defensor público geral Raimundo Veiga informou que a defensoria é a favor da inclusão dos portadores da síndrome na sociedade e se soma no apoio a causa.

Síndrome de Down

A Síndrome de Down foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características da Síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da Síndrome de Down era genética, pois até então a literatura relatava apenas as características que indicavam a Síndrome.

É um acidente genético, que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Na célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais