Condutores do Samu entram em greve a partir do dia 2

Condutores do Samu entram em greve a partir do dia 2 de maio (Fotos: Arquivo Infonet)

Os condutores do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 2 de maio. A decisão de paralisar as atividades se deve a falta de posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde quanto à apresentação de uma proposta salarial, segundo garante a categoria.

Além dos condutores do SAMU, telefonistas, rádio operadores, técnicos e auxiliares de enfermagem vão paralisar as atividades segundo informou Adilson Ferreira, representante do Sindconam. Os condutores reivindicam aumento salarial de 60%, isonomia de carga horária e alteração no Plano de Cargos e Salários (PCS).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância de Saúde (Sindconam), Adilson Ferreira Melo, a categoria vai respeitar a população e apenas parte da frota se manterá paralisada. “Decidimos parar dia dois por conta do feriado do dia 1. Ao todo são 57 ambulâncias, mas iremos parar a metade, ou seja, cerca de 28, sendo oito unidades de suporte avançado e 20 de suporte básico”, diz o sindicalista ao informar que o próprio Emanuel Messias da FHS protocolou o pedido do Sindicato junto à SES.

SES

Presidente do Sindconam, Adilson Ferreira

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde que em nota diz: Sobre a ameaça de paralisação dos condutores de ambulâncias de Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece:

1) Os condutores de ambulância possuem vínculo de trabalho com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), gestora do Serviço de Atendimento Móvel as Urgências (Samu 192 Sergipe) e compete a FHS resolver as questões trabalhistas da categoria;

2) A FHS pode resolver a situação dos condutores diretamente com a categoria ou comparecendo as reuniões da Mesa Permanente de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe para dialogar com os trabalhadores.

Em nota a Fundação Hospitalar de Saúde diz que "o presidente Emmanuel Messias Barboza recebeu nesta terça-feira, à tarde, o presidente do Sindiconam – Sindicato dos Condutores de Ambulâncias do Samu -, Adilson Ferreira, e foi acordado que ocorrerão reuniões para discutir as reivindicações dos trabalhadores. A próxima reunião está agendada para o dia 2 de maio. O presidente da Fundação vai levar à mesa de negociação que é o foro adaqueado para negociações de reivindicações trabalhistas da Secretaria de Estado da Saúde. Diante deste novo quadro, Emmanuel Messias tranquiliza a população porque está garantida a normalidade nos serviços de atendimento de urgência móvel em Sergipe".

* A matéria foi atualizada às 19h55 para o acréscimo da nota da Fundação Hospitalar de Saúde.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais