Chacina Huse: Diretor clínico cobra apoio psicológico

Marcos Kröegger, diretor clínico do Huse (Foto: Portal Infonet)

O diretor clínico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Marcos Krögger Galo afirmou na manhã desta quarta-feira, 2, que até o momento “ninguém da Secretaria de Estado da Saúde ou da Fundação Hospitalar de Saúde procurou os servidores para dar um apoio psicológico por causa dos momentos de extrema tensão pelo qual passaram quando da chacina da última sexta-feira, 27”.

“Até agora ninguém, nenhum funcionário recebeu um suporte, um apoio psicológico. Os funcionários mesmo abalados continuaram trabalhando por toda a madrugada. É preciso que a Secretaria de Saúde e a Fundação Hospitalar promovam cursos para que esses profissionais que passaram por momentos de terror, possam pelo menos tentar apagar aquelas cenas”, entende Marcos Krögger ressaltando que os servidores mereciam ter sido levados até mesmo para um hotel.

Chacina aconteceu na noite da última sexta-feira, 27. Seta mostra uma das vítimas

O diretor clínico que foi ouvido nesta terça-feira, 1º pela delegada Tereza Simony, não esquece o que viu na noite do dia 27 e madrugada do sábado, 28 dentro do Huse, mas alegou não poder divulgar o teor do depoimento.

Coronel?

Ele relatou algumas coisas que pôde observar e que ouviu durante o tumulto. “Eu estava lá. Foram cenas assustadoras, policiais atirando [cerca de 15 disparos]. Chegaram apoiados por equipe da rádio patrulha e há informações de que até mesmo um coronel da polícia estaria com eles, mas eu não sei porque não entendo de patentes”, destaca.

Ele disse ainda que “o clima foi de total falta de preparo por parte desses policiais, não precisavam fazer aquilo na sala de sutura e causar aquele pânico todo. Assim como toda a equipe, eu fiquei muito abalado e quero aqui lembrar o esforço do policial Jean que enobrece a Polícia Civil do nosso estado, ele foi um herói, mas não conseguiu impedir que os policiais entrassem. Eu visualizei oito, mas fiquei sabendo que tinham uns 15 policiais, que eu espero que sejam punidos no rigor da lei”.

Marcos Krögger pediu a população que continue procurando atendimento no Huse. “Apesar do pânico que ainda não foi apagado das nossas memórias, nós continuamos atendendo a população com eficiência. Lutamos para salvar as vidas das pessoas e não nos conformamos com um ataque dessa barbárie. É preciso deixar claro que vamos continuar tentando resguardar a vida da população”, desabafa.

Contraponto

O Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde e a informação é de que é somente a Fundação Hospitalar que administra o Huse. Em nota, a assessoria de Comunicação da Fundação Hospitalar de Saúde informou que

"Na última sexta-feira, 27 de abril de 2012, dia do lamentável episódio ocorrido no Hospital de Urgência de Sergipe, a diretoria da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), assim como todos os coordenadores e o secretário de Estado da Saúde, estiveram presentes ao Hospital, acompanhando os acontecimentos e tomando as devidas providências em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.

Os gestores permaneceram no Huse até por volta das 04h do sábado, 28, prestando solidariedade e todo o apoio possível aos funcionários que estavam no plantão. Ressaltamos que já no sábado, às 07h, a diretoria da FHS, através do seu presidente, do superintendente do Huse e da diretora técnica, estiveram presentes ao Hospital, participando de conversas com os trabalhadores e permanecendo no local até as trocas de plantão, a fim de manifestar apoio e solidariedade aos colaboradores da unidade.

Nesta semana, continuamos esse trabalho, quando a diretoria da FHS, da Secretaria de Estado da Saúde e do próprio Huse participaram de evento em homenagem aos trabalhadores do hospital, voltando a conversar com os estes e tranquilizando-os. Portanto, todo o processo de aproximação e de apoio possível está sendo feito pelos gestores e continuará naturalmente sendo feito ao longo dos próximos dias"

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais