Campanha de vacinação foi prorrogada

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Aracaju prorrogou a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A campanha que seria encerrada nessa sexta-feira, dia 25, agora vai até o dia 1º de junho. Em Aracaju, quem ainda não tomou a vacina pode ir a qualquer uma das 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) ou a Sala de Vacina do Ipes, que fica na rua Campos, no Centro de Aracaju.

De acordo com a referência técnica da imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Débora Moura, até o momento, Aracaju imunizou 33.664 pessoas, o que corresponde a 41% da meta do município. Desse total, foram imunizadas 6.962 crianças, o que equivale a 47% desse grupo; 21.683 idosos, o que representa 41% desse público; 2.531 gestantes, uma cobertura de 34% e 2.546 trabalhadores da Saúde.

Não deixe para última hora

A secretária municipal da Saúde, Stella Maris Moreira orienta as famílias a se programar e evitar filas. “É importante que o público alvo da campanha não deixe para tomar a vacina nos últimos dias da prorrogação. Essa vacina contra a gripe ajuda a reduzir a mortalidade e as internações causadas pela doença”, afirma.

Nos últimos anos, as estatísticas da Vigilância Epidemiológica apontam baixos índices de cobertura durante a campanha. “Em 2010 e em 2011, em Aracaju, as famílias procuraram as Unidades de Saúde nos últimos dias da campanha”, confirma Débora Moura.

Para Aracaju, a meta da campanha é vacinar aproximadamente 77 mil pessoas, indicadas pelo Ministério da Saúde como público prioritário: idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e trabalhadores da Saúde. No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas devem ser imunizadas.

As famílias devem levar à unidade o cartão de vacinação, para que os profissionais de Saúde possam registrar o histórico do calendário vacinal. Mas, caso as pessoas não tenham mais esse registro, um novo cartão será providenciado na própria unidade. De acordo com a referência técnica da imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Débora Moura, a vacina protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, entre eles, o influenza A (H1N1).

Contraindicação

A vacina é segura. As únicas contraindicações são a aplicação em pessoas com alergia a ovo e às pessoas que estejam com febre no momento da vacinação. "As pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico antes da imunização", acrescenta Débora Moura.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais