Vigilância Sanitária autua três transportadores de água

(Foto: Arquivo Infonet)

Três autuações aconteceram na manhã desta segunda-feira, 28, durante fiscalização do transporte de água mineral, na BR-101, pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Esse é um trabalho de rotina da vigilância, é nossa competência monitorar toda a produção de água”, disse o diretor da Divisa, Antônio Pádua Pombo.

A fiscalização, realizada no posto da PRF de São Cristóvão, teve início por volta das 8h, terminou às 12h e contou com uma equipe de profissionais da Vigilância Sanitária estadual. Segundo o Diretor, a fiscalização buscou avaliar as condições físicas, validade e vazamentos nos galões de água, além das condições de transporte e selo.

As irregularidades detectadas derivaram em um termo de notificação, com posterior avaliação pela equipe técnica da Divisa sobre a necessidade da abertura de processo administrativo sanitário. Duas cargas que transportavam água foram autuadas por apresentarem galões amassados, alguns apresentavam vazamentos e estavam organizados de forma errada dentro do caminhão. “Os vasilhames estavam por cima uns dos outros, não pode ser desse jeito, se for pra colocar em cima tem que ter uma proteção entre um e outro”, explica o diretor.

Um dos flagrantes foi mais grave e resultou na apreensão e retorno da carga à distribuidora. Uma carga de água estava sendo transportada por um caminhão caracterizado e adequado para transportar gás. Segundo Antônio isso é inadequado, “são duas coisas diferentes, a água tem que ser transportada em um lugar próprio para água”.
Os três veículos foram autuados e tem 15 dias para apresentar a defesa. Dependendo da decisão tomada as empresas podem ser advertidas, multadas, sofrerem o cancelamento de licença ou terem o estabelecimento interditado.
Consumidor

O consumidor pode ajudar a Vigilância Sanitária no combate às irregularidades da atividade de água mineral, adotando alguns cuidados. O consumidor pode observar a data de validade do garrafão, as condições higiênicas do vasilhame a cor da água, que deve ser transparente e limpa. Além da constatação da procedência da água, através de consulta no site da secretaria da fazenda.

Por Janaina de Oliveira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais