(Foto: Arquivo Infonet) |
Aracaju está participando do Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomose mansoni e da Geo-helmintoses. A pesquisa pretende identificar a intensidade da transmissão de germes e de verminoses (ascaridíase, trichiuríase e da ancilostomíase) entre as crianças em idade escolar de sete a 14 anos.
Para realizar o diagnóstico parasitológico, a pesquisa está utilizando o exame de fezes simples. Em Aracaju, participarão da pesquisa 2.180 alunos de escolas públicas e privadas, sorteada aleatoriamente pelo Ministério da Saúde.
Mobilização das escolas
Os alunos receberão nas escolas selecionadas os frascos-coletores para as amostras das fezes. No dia seguinte, os agentes de endemias Centro de Controle Zoonoses(CCZ) da Prefeitura de Aracaju vão às escolas recolher as amostra. A leitura das amostras será realizada no laboratório do CCZ. Os pais, mães e ou responsáveis pelas crianças devem assinar o termo de consentimento para a participação no inquérito.
“Dada à importância dessa pesquisa, os profissionais da Saúde estarão ajudando a mobilizar os diretores e as famílias dos alunos para garantir a realização da pesquisa em nosso município. Após os resultados, os alunos com exame positivo de verminoses serão encaminhados para tratamento nas Unidades de Saúde da Família, localizadas nas proximidades das escolas desses alunos”, informa a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), Taise Cavalcante o primeiro inquérito nacional de esquistossomose foi realizado na década de 40 e último foi realizado pela então SUCAM, na década de 70. “Com o inquérito o poder público poderá identificar áreas de maior transmissão da doença e realizar tratamento específico, para impedir o aparecimento de formas graves da doença. Dentre as formas graves estão hemorragia digestiva, insuficiência do fígado e fibrose hepática, que podem inclusive levar o paciente a óbito”, explica Taise Cavalcante.
Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B