Sílvio Santos discute contratação de leitos de UTIN

Secretário busca solução para a superlotação (Foto: Fabiana Costa/SES)

Para resolver a situação de superlotação na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos, já adotou algumas medidas. Hoje pela manhã, Silvio Santos recebeu o diretor do Hospital de Beneficência Santa Isabel, José Carlos Pinheiro.

Durante a reunião, eles conversaram sobre a viabilidade de contratação de novos leitos de UTI para bebês. "Desde sábado estamos debruçados sobre esta questão da superlotação na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. E já adotamos medidas imediatas, a exemplo das tratativas para contratação de 20 novos leitos para bebês diminuindo, assim, qualquer possibilidade de risco entre os recém-nascidos", informou o secretário.

Hoje pela manhã, os profissionais da Maternidade foram convocados para uma reunião com a nova diretoria da Fundação Hospitalar de Saúde. 

"As medidas estão sendo tomadas em conjunto, sendo lideradas pelo secretário Silvio Santos. Nos reunimos com a superintendente da maternidade, Carline Rabelo, e a equipe de neonatologista para discutirmos um reforço desta especialidade na unidade, assim como a regularização das escalas", explicou o diretor geral da FHS, João Lima.

A questão dos insumos e medicamentos também foi discutida. "Não podemos deixar faltar qualquer tipo de insumo básico para fazer uma unidade como esta funcionar. Esse trabalho também foi reforçado e pelo último levantamento do setor, 80% do abastecimento já foi regularizado e esperamos atingir os 100% até o final da semana", explica o secretário.

Outro questão discutida em uma reunião realizada hoje foi a implantação de uma porta de regulação para facilitar e agilizar a destinação de leitos para gestantes.

Situação

Na manhã deste sábado, dia 09, o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos, esteve na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, onde se reuniu com a diretora Carline Rabelo. A nova diretoria da Fundação Hospitalar de Saúde também foi convocada, além de coordenadores das áreas financeira e de logística.

Quanto à existência de um surto, a diretora da maternidade esclareceu que "não há surto, porém é preciso agir para conter a superlotação e desafogar a maternidade que deveria atender apenas casos de alto risco, mas hoje atende de 65 a 70% de gestantes de baixo e médio risco", explica Karline Rabelo.

Durante mais de 4 horas, discutiu-se um plano de ação para resolver  a questão da superlotação. "Estamos recebendo a Saúde em uma situação dramática e vamos trabalhar para regularizar esse cenário, desafogando a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes", explicou o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Fonte: Ascom/SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais