Hemocentro homenageia doadores de sangue sergipanos

(Foto: SES)

Um dia com homenagens e agradecimentos pelo ato solidário da doação de sangue marcou a comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quinta-feira, 14. A ação realizada no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), ambas vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES), reuniu gestores da saúde do Estado, servidores e os doadores.

Durante a cerimônia realizada na recepção da Coleta do Hemose, o diretor Operacional da FSPH, Sérvulo Nunes, e o superintendente do Hemocentro, José Alberto Barreto, agradeceram aos doadores que diariamente contribuem com o serviço. “A todos vocês que comparecem ao nosso serviço e ainda trazem familiares parentes e amigos nossa eterna gratidão”, frisou o diretor.

O superintendente aproveitou para enfatizar a necessidade de ampliar as doações de sangue ao longo do mês de junho. “Este é um mês em que o número de doações reduz, enquanto a demanda na rede hospitalar aumenta em função dos traumas e das pessoas queimadas durante o período dos festejos juninos”, advertiu Jose Alberto.

Presente nas celebrações, o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos, destacou que a criação da data, além de homenagear os doadores, ressalta a necessidade da mobilização das pessoas engajadas no serviço de doação de sangue. “Nossos parabéns a todos vocês que num gesto de amor e humanitarismo salvam vidas, especialmente às associações e aos grupos organizados de doadores que hoje participam desta festa”, disse o secretário ao prestar um agradecimento aos servidores que fazem a saúde de Sergipe. “Os servidores também fazem a diferença nesse trabalho de salvar vidas”, completou.

Contribuição

A celebração contou com a animação da UTRiso, com um grupo de doadores composto de cerca de 50 integrantes da Associação Gloriense de Doadores de Sangue, oriunda do município de Nossa Senhora da Glória. Estiveram presentes também o deputado estadual, João Somariva Daniel, doadores de Capela e do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST).

A Associação Gloriense, fundada há pouco mais de três anos, contribui mensalmente com o estoque de sangue do Hemose. “Espero que outras pessoas vejam a importância dessa causa tão importante e possam mobilizar novos grupos para a doação de sangue”, disse David Sales, diretor da associação.

Comemoração

David Ferreira Santana de Jesus, l6 anos, comemorou o aniversário com a primeira doação de sangue. Ele estava acompanhado da mãe Valdenides Ferreira Santana de Jesus. “Sempre quis doar sangue e aproveitei que completei l6 anos, pedi a minha mãe a autorização e agora estou feliz por poder ajudar outras pessoas”, disse.

Outro aniversariante do dia foi Julio Cesar Bispo dos Santos, que completou 23 anos. Ele contou que cresceu vendo o pai, Carlos Roberto dos Santos, 46 anos, falar da doação de sangue. “Aproveitei que meu pai vinha doar e resolvi acompanhá-lo. Não dói, é rápido e salva até quatro vidas”, frisou.

Primeira Doação

A estudante Adriane Santos de Araujo, l8 anos, explicou que aproveitou o dia para efetuar a primeira doação. “Sempre quis doar, mas nunca arrumava tempo. Já tinha ouvido falar da importância e da necessidade de sangue nos hospitais para atender às pessoas doentes. Pretendo retornar em três meses, para fazer uma nova doação”.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais