USFs de Aracaju são avaliadas pelo Ministério da Saúde

Pesquisa envolveu unidades de saúde de Aracaju (Fotos: Ascom SMS)

Encerrou nesta quarta-feira, 18, a visita de pesquisadores nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju do Programa de Melhorias do Acesso da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde (MS).

Os pesquisadores estavam em Aracaju desde a segunda-feira, 16, entrevistando gestores, profissionais e usuários de unidades básicas e realizando o censo de Atenção Básica do país. No total, foram visitadas nesses três dias 46 equipes e 184 usuários.

De acordo com uma das coordenadoras da pesquisa nos Estados da Bahia e de Sergipe, Ana Angélica Ribeiro, a visita representou a fase de avaliação externa da PMAQ/MS, que objetiva estabelecer um padrão de qualidade da Atenção Básica, para qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Ana Angélica é doutora em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado da Bahia (ISC/UFBA), uma das 42 instituições de ensino e pesquisa envolvidas no censo.

"Os entrevistadores do ISC estão realizando o levantamento de processo de trabalho das equipes, de equipamentos, de suprimentos e da estrutura física das unidades. A pesquisa não impediu o funcionamento regular das unidades. Com exceção dos trabalhadores selecionados para as entrevistas, as agendas e os atendimentos das unidades não serão cancelados", destacou a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

Pesquisadores participantes do programa

A partir desta quarta, os entrevistadores iniciaram a coleta de dados nas cidades do interior sergipano. Em todo o país serão avaliadas 17,5 mil equipes, o equivalente a 53,3% no país (32.809), que aderiram ao programa em 3.972 municípios brasileiros. Nacionalmente, a pesquisa do PMAQ será finalizada em agosto deste ano.

Programa

Criado em 2011, o Programa de Melhorias do Acesso da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) busca ampliar o acesso do cidadão aos serviços de saúde e melhorar o atendimento na Atenção Básica. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. As equipes de Saúde que forem bem avaliadas terão aporte adicional de recursos do MS de até 100%. O MS anunciou um investimento de R$ 800 milhões para elevar os recursos às equipes integrantes do programa.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais