(Foto: Ascom SES) |
O Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realizou a primeira biópsia para diagnóstico de doenças no fígado, procedimento que representa melhorias ao paciente e é o único ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.
A biópsia no paciente oncológico é um exame que informa qual o tipo de tumor que o paciente tem, através da retirada de fragmentos do tecido para a realização de exames microscópicos . É minimamente invasiva, não trazendo traumas ao paciente e feita de forma ambulatorial. “ O paciente toma anestesia local e não precisa ficar internado. Para o hospital, isso reduz os custos com internamento e com ocupação de sala de centro cirúrgico”, explicou o cirurgião vascular, Marcus Vinícius Cardozo.
O primeiro paciente a fazer o exame no Huse foi Manuel Melo, morador do município de Gararu. Depois de ser diagnosticado com tumor no fígado, foi submetido à biópsia para saber se é maligno ou não. Para a sua amiga, Maria Augusta, que o acompanhou durante a manhã, esse exame representa um avanço. "Para o paciente é ruim ficar internado. Isso o deixa o ansioso e constrangido, principalmente quando é um exame de diagnóstico. Por isso, é muito importante poder ir para casa logo depois, deixando que o internamento aconteça quando for iniciar o tratamento”, garantiu.
Inicialmente, serão atendidos quatro pacientes por semana. Caso a demanda aumente, esse número será ampliado. Em Sergipe, o Huse é o único lugar que oferta esse tipo de serviço pelo SUS. “A oncologia está funcionando a todo vapor. Estamos ampliando nosso serviço. A Saúde está investindo muito na oncologia”, finalizou a coordenadora da oncologia do Huse, Rute Andrade.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B