Denúncia feita em audiência (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 1º, o representante da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe (Arcrase) denunciou que estaria suspenso o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde. A suspensão teria ocorrido no dia 21 do mês passado, segundo o presidente da entidade, Edjúnior Vieira.
Ele informou que teria ficado surpreso com a informação uma vez que os pacientes nunca teriam encontrado problemas depois dos entendimentos com o Ministério Público Estadual. Segundo a Arcrese, a suspensão do serviço afetou diretamente três pacientes, que enfrentaram dificuldades para conseguir as passagens para a realização de consultas e outros procedimentos que estão disponibilizados em outros Estados.
O representante da Arcrese também reclamou dos procedimentos para liberação da ajuda de custo fornecida aos pacientes no valor de R$ 24,75, cujo auxílio só é liberado quando os pacientes retornam ao Estado. Edjúnior Vieira também reclama que há pacientes recebendo o auxílio em valores abaixo do fixado.
Prazos
A audiência pública foi conduzida pelo promotor de justiça Fábio Viegas, da Promotoria dos Direitos à Saúde. Por sua vez, representantes da Secretaria de Estado da Saúde negaram a suspensão do serviço, mas admitiram problemas com a emissão de passagens aéreas.
Edjúnior Vieira: pacientes prejudicados |
Segundo os representantes do Governo, a Secretaria de Saúde teria enfrentado problemas com a empresa contratada para a emissão das passagens e que a secretaria já estaria adotando medidas para regularização do serviço. Os representantes da Secretaria de Estado da Saúde informam ainda que a liberação das passagens só estaria sendo feita com 24 horas de antecedência. A representante do serviço de TDF informou também que, como consequência, houve um reagendamento.
O promotor Fábio Viegas fixou prazo de dez dias para a Secretaria de Estado da Saúde apresentar respostas quanto à previsão para regularização dos serviços e concedeu o mesmo prazo para a Acrese informar a relação dos pacientes que necessitam destes serviços.
Não se fixou data para nova audiência, mas o promotor solicitou que a Secretaria de Estado da Saúde encaminhe, nos novos encontros, representante legal com autonomia para apresentar solução para os problemas.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B