Momento da doação de sangue (Foto: ASN) |
Na manhã desta quarta-feira, 8, um grupo de militares do curso de formação de sargento, realizado no Centro de Aperfeiçoamento de Praça (CFAP) da Polícia Militar do Estado de Sergipe compareceu ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para contribuir com o serviço de doação de sangue. A iniciativa dos militares atende ao pedido feito pela instituição para que a população possa contribuir com o estoque de sangue que está reduzido.
De acordo com o monitor do grupo, sargento Célio Nascimento Barreto, a proposta de mobilizar os militares surgiu depois que eles tomaram conhecimento que as doações sangue do Hemose estão reduzidas a cada dia. “O comandante do corpo de alunos, capitão Vitor, reuniu os militares e falou da situação”, conta ao informar que na próxima será mobilizado um novo grupo para contribuir com a doação.
A ação solidária desta manhã reuniu um grupo composto por l5 militares do 2º e 3º Batalhão e do Batalhão da Polícia de Choque. Neste momento o serviço está necessitando do sangue A, B e Ab Positivo e todos os negativos. Nesta primeira semana de agosto o Hemocentro está com uma média de 65 bolsas de sangue, coletadas. “Nossa expectativa é de essa atitude dos militares possa ser seguida por outras corporações e instituições”, elogia o superintendente do Hemose, Renato Dantas.
O militar José Antonio Dias é portador do sangue A Positivo, ele presta serviço na 3ª Companhia do 2º Batalhão de Própria e Carlos Alberto Moura, Ab Positivo, trabalha na 3ª Companhia do 4º Batalhão de Nossa Senhora da Gloria, doaram sangue pela primeira vez. Eles relatam que estão participando do curso de sargento. “Hoje é minha primeira doação. Resolvi vim doar para ajudar a melhorar o estoque”, disseram os militares.
Edivaldo Alves Santos, também possui um tipo sanguíneo raro o Ab Positivo. “Como já sou doador, hoje foi uma oportunidade para vim aqui no Hemose contribuir. Sempre que posso venho doar voluntariamente e também para atender algum pedido da população na porta do quartel”, ressalta.
Rh Negativo
Todos os grupos sanguíneos – A, B, Ab e O fator Rh Negativo representam um sangue que está presente num grupo estimado em cerca de 25% da população brasileira. Lotado no Batalhão da Polícia de Choque, o militar João dos Santos Filho, é portador do sangue A Negativo, considerado sangue raro. “Já sou doador de sangue há alguns anos. Sempre que sou solicitado venho contribuir”, avisa.
Doações
Para mais informações sobre o agendamento de doações e parcerias que possam contribuir com o serviço, basta ligar para os telefones (79)3225-8000 e 3259-3l74. O Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O Setor de coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às l7h e aos sábados de 8h às l2h.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B